Várzea Mais Bonita: iniciativa voluntária já beneficiou mais de 30 pontos na cidade

Destaques

Moradores aprovam o trabalho das equipes voluntárias, em projeto que revitaliza locais públicos

 

Para quem convivia diariamente com espaços que acumulavam entulhos despejados irregularmente como vielas, praças e até mesmo canteiros de ruas e avenidas, foi um alivio ver a mudança que os mutirões do Projeto Várzea Mais Bonita trouxeram.

 

Para Maria Francisca (60) que é aposentada e moradora da Rua Angicos no Jardim América II há 30 anos, ver a transformação que a “viela” da rua sofreu é inestimável, “Melhorou 100%. Agora dá gosto de passar por aqui. Esta viela estava tomada pelo mato e pelo lixo. Antigamente eu e minha irmã costumávamos limpá-la sempre, mas com o aumento do entulho jogado por alguns moradores já não conseguíamos, dar conta sozinhas”.  Dona Maria ainda falou sobre como foi ver os voluntários trabalhando no local, “A equipe foi maravilhosa, todos muito educados, trabalhando com vontade e prazer. Ainda mais ver o prefeito, com tantas responsabilidades estar aqui colocando a mão na massa foi muito bom. Tirei até uma foto para publicar no meu facebook”, finalizou.

 

 

A vizinha de dona Maria, Wânia Aparecida (27), também não escondia a satisfação de ver os resultados do mutirão, a babá que reside há nove anos no bairro, revelou que o cenário era bem triste na rua por conta do entulho jogado irregularmente na viela, “Estava horrível aqui. Tinha tanto coisa jogada que nem dava para ver a passagem. Achei incrível e aprovei muito ver todos trabalhando pela nossa rua. Confesso que fui surpreendida pelos voluntários. Estão todos de parabéns”.

 

 

Já no Jardim Satélite, a Praça Eduardo de Andrade Gomes – “Duda”, mas conhecida como a Praça da “biquinha” na Rua Mercúrio, também esteve no cronograma dos mutirões. Verenice Ladeira (30) que é operadora de máquinas, semanalmente vai à praça para pegar água direto da mina, “Eu sempre passei por aqui, mas fazia um tempo que eu não vinha. Agora que está tudo limpo e organizado de novo, eu voltei a frequentar e faço questão de trazer meus filhos”. 

 

 

 

População precisa ter consciência 

 

No Jardim América II a Wânia revelou que muitas pessoas jogavam lixo na viela sem se preocupar, enfatizou ainda que de sua casa que é um sobrado, já presenciou várias pessoas durante a madrugada jogando entulho na viela, “Já acordei várias vezes durante a noite por causa de barulho e quando saia para ver eram pessoas jogando entulho aqui. A população precisa ter consciência, espero que após a limpeza, isso aconteça”.

 

Na Vila Popular, menos de 10 dias após a passagem do grupo de voluntários, a maior parte do que foi feito, foi destruído por vândalos. No parquinho do canteiro central, a cerca que a equipe tinha restaurado foi destruída, os balanços foram quebrados, as orquídeas e outras diversas mudas que tinham sido plantadas foram levadas.

 

 

Muito do lixo que é retirado dos locais são restos de matérias de construção e entulho, móveis quebrados, eletrodomésticos velhos e até lixo doméstico. Em Várzea Paulista, a população pode contar com o Ecoponto, que recebe matérias como: pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica, eletrodomésticos e em breve receberá gesso. O Ecoponto fica Rua Atroaris, s/n, no Jardim Continente e funciona inclusive aos sábados.

  

 

Trabalho já realizado

 

 

Em dois meses de trabalho 10 bairros já receberam os voluntários e mais de 30 pontos foram beneficiados, entre eles foram: Jardim América I, a Avenida Paraibuna. A academia a céu aberto na Rua Deolinda no Cidade Nova II. A Praça da Bíblia no Jardim Primavera. No Jardim Satélite a Praça da “Biquinha”, a Rua Itajaí. Na Vila Popular a Rua Pindaré, o canteiro da Rua Minas Gerais. No Jardim Buriti, a academia a céu aberto na Rua Quinze de Novembro. Na Santa Terezinha a Praça da Árvore na Rua Maria Célia. Na Vila Tupi o parquinho da Avenida Potiguara, na Rua Guarujá. Nos Jardins América III e IV a Rua Angicos, a Rua Ribamar e a Rua Adamantina.

 

       

Novos bairros receberão o mutirão

 

Mais dez bairros da cidade estão no cronograma e receberão os serviços em breve. Vale lembrar que o cronograma pode sofrer alterações por questões climáticas.