Ipês floridos “antecipam” a chegada da Primavera em Várzea Paulista

Meio Ambiente - Destaques

O clima tropical tem feito as árvores nativas da cidade florescerem com uma certa antecipação

 

 

A primavera chegou mais cedo em Várzea Paulista, o início da estação de acordo com o calendário oficial é somente no dia 22 de setembro. Porém em nosso município parece que ela resolveu antecipar sua chegada, e já está deixando o clima mais romântico no ar. Em vários bairros já se percebe o colorido de muitas espécies. E na terra das Orquídeas o que não faltam são espécies de árvores diferentes. 

 

Estação mais aconchegante do ano, a primavera é sinônimo de dias mais coloridos, vida renovada e um perfume de flores no ar. Para Aparecida da Silveira (75) aposentada que vive na cidade há 17 anos a primavera sempre traz uma sensação de vida nova, “As flores deixam tudo mais bonito, os pássaros cantam e todo se renova, é a minha estação preferida”.  

  

 

Segundo levantamento da Unidade Gestora de Meio Ambiente, Várzea Paulista tem cerca de oito espécies predominantes, e outras tantas não tão corriqueiras.

 

O eco sistema de nossa cidade é o Mata Atlântica que favorece espécies como o Ipê que é considerado a Flor Nacional e sempre florescem nesta época do ano. Aqui na cidade existem ipês tradicionais amarelos, e também os brancos e rosas. Outras tipologias bastante vistas em Várzea são: o Jacarandá que floresce em tons de roxo. A Resedá que varia entre o rosa, o roxo e o branco em suas flores. O Manacá da Serra que dá uma florzinha pequena e delicada. A Pata de Vaca. O Mulungu e o Pau-Fava que tem uma flor grande e de um amarelo vivido ou em branco.

 

 

Primavera na cidade

 

 

Em diversos pontos da cidade já é possível ver as árvores florindo. Como no Jardim Alessandra onde grandes Ipês colorem de amarelo e branco as ruas e os telhados das casas.

 

Do local mais alto do Jardim Satélite, na Rua Urano uma Bauhinia Fortificada chamada popularmente de Pata-de-Vaca branca também esta toda florida. Através dela é possível ter uma vista panorâmica de todo o centro da cidade.

 

 

Aqueles que gostam de estar em contato com a natureza, podem aproveitar os dias mais agradáveis que a primavera traz para ir até o Parque Chico Mendes no Jardim Paulista. O parque tem muitas atrações como, pistas de skate e de caminhada, local para andar de bicicleta, patins, quadras poliesportivas e muito mais.

 

 

Primavera na mesa

 

Mas não são só as flores que se destacam na estação. A primavera também vem recheada de frutas, legumes e verduras que brotam inda melhores nesta época do ano. Com as frutas temos o abacaxi pérola, a banana prata e a nanica, a jabuticaba e a maçã fuji.  Nos legumes temos a abobrinha Itália, a cenoura o tomate e a vagem. E as verduras são o brócolis, a rúcula, os aspargos e a couve de Bruxelas.  Um prato cheio para os adeptos de uma alimentação saudável, ou para os que querem começar a ter uma.