Diversos atos cívicos acontecerão pela cidade na semana da pátria

Educação - Destaques

Dia da Independência será celebrado em toda a cidade reiterando a importância da data na educação cívica de nossas crianças

Na semana em que a Independência do Brasil completa 195 anos, acontecerão pela cidade diversos atos cívicos, com destaque às atividades que serão promovidas nas escolas municipais.

Em todas as unidades escolares serão executados os hinos do município de Várzea Paulista, do Brasil e da independência. Além disso, acontecerão apresentações de poemas, peças teatrais, apresentação de jograis e coro dos alunos que cantarão outras músicas com temas nacionais em diversos Cemebs.

Algumas unidades irão realizar outras ações como o Cemeb Prof. Carlos de Almeida, que vai lacrar uma Cápsula do Tempo, que deverá ser reaberta em 2027, contendo produções coletivas sobre o que os alunos esperam do nosso país nos próximos 10 anos.

O Cemeb Erich Becker fará uma apresentação de ginástica rítmica, já a turma do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da escola Prof. João Aprillanti, irá promover uma exposição de fotos pessoais de outros desfiles, além de promover uma importante roda de debate. A escola Prof. João Batista Nalini também realizará atividades de conscientização ambiental e na escola Jovino Cosme Ubaldo, os alunos farão apresentações com temas indígenas.

Já na escola Manoel Almeida os alunos realizarão um desfile cívico em torno da escola, enquanto na Prof.ª Maria Ap. Aprillanti haverá plantio de árvores e no Cemeb Prof. ª Palmyra Rinaldi haverá exposição de trabalhos feitos pelos alunos sobre o tema “Independência do Brasil”.

No Cemeb Paulo Freire haverá caminhada na rua da escola, juntamente com o CEMEB Dirce Pedroso e os Escoteiros da Igreja Adventista.  No Proinfância Antônio Bueno, acontecerá uma importante confraternização com toda a comunidade escolar reiterando o significado da data e no Cemeb São Miguel Arcanjo acontecerá a palestra “O que fazer quando…”, ministrada pela G.M. Márcia Amorim Alves.

“Os atos cívicos são a celebração da cidadania e servem para manter vivo o patriotismo e o orgulho em ser brasileiro, apesar de todos os problemas que o país enfrenta, e manter viva essa tradição é fundamental para que jamais percamos nossa identidade como nação.”, disse Rodolfo Braga, Vice-prefeito municipal e Gestor Municipal de Educação.

A maioria das atividades cívicas acontecerá no dia 7 e contará com a presença dos alunos da rede municipal e seus familiares.