Grupo “Gadaq” já faz parte da história de Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

A Dança do Ventre traz inúmeros benefícios e pode ser praticada por todas as idades

 

O grupo de dança “Gadaq” está comemorando seu 12ª aniversário, e com uma bela história para contar. O grupo que começou em uma escola no Jardim América IV em 2005 com cerca de oito mulheres, atualmente recebe uma turma de 50 alunas. Mais de 400 mulheres de Várzea Paulista e até de outras cidades da região já passaram pelo grupo de dança do ventre. Hoje o “Gadaq” está com alunas entre 8 e 60 anos de idade.

 

 

Em árabe a Dança do Ventre é chamada de “Raqs Sharqui” e existe provavelmente há milhares de anos. Teorias apontam para a Índia como sua terra natal, mas a também historiadores que dizem que a Dança do Ventre surgiu no Egito antigo como uma forma de agradecimento aos deuses. A chegada ao ocidente teria sido no século XX trazida por ciganos viajantes e apresentada pela primeira vez na famosa Exposição Mundial de Paris em 1889 a mesma feira em que foi inaugurada a Torre Eiffel.

 

A Dança do Ventre é um excelente exercício e a professora Solange Gonçalves (52) nos falou de alguns benefícios que ela traz, “A dança do ventre é um forte exercício aeróbico, melhora a circulação, tonifica a musculatura, melhora a postura e ajuda até nas cólicas menstruais”. Mas “Sol” como é conhecida por sua alunas destaca também o bem que a dança traz para a autoestima da mulher, “Essa dança ajuda a descobrir a feminilidade dentro de você mesma independente do seu corpo, ou dos padrões que a sociedade nos apresenta. Se sentir bonita e se aceitar como você é”.

 

 

O projeto, além de tudo, tem o intuito de expandir os horizontes das alunas, “A dança do ventre é carregada de muita cultura. Mostrar isso a elas é expandir seus horizontes e mostrar que o mundo é bem maior do que a gente pensa”, explica Sol.

 

O grupo “Gadaq” já se apresentou em inúmeros eventos em cidades como Várzea Paulista, Jundiaí, Morungaba, Itatiba, Vinhedo e muitas outras. As Dançarinas também são destaque em eventos da nossa cidade como o Orquivárzea, o aniversário e cerimonias da Unidade Gestora de Educação.

 

As aulas costumam ser ministradas no Espaço Cidadania, mas devido à reforma do prédio, temporariamente o grupo esta realizando seus encontros na sala de dança da Escola de Música. As aulas são todas as terças, quartas e sextas – feiras das 17h30 às 20h30. A escola fica na Rua Manuel Gonçalves, nº 200 – Jd. Primavera.  As inscrições são abertas entre os meses de dezembro e janeiro, e assim que concluída a reforma, as aulas voltaram para Espaço Cidadania na Avenida Ipiranga Nª151. Todos podem se inscrever já que as turmas vão do nível iniciante até o avançado.