Lançamento do II Concurso Jovem Inventor destaca necessidade de conscientização

Educação - Destaques

Diretores, coordenadores, professores, alunos e autoridades prestigiaram o lançamento da segunda edição do concurso

Foi lançado nesta segunda-feira (28), no auditório da Praça CEU, a segunda edição do Concurso Jovem Inventor, promovido pela Unidade Gestora de Educação de Várzea Paulista.

Com a presença de professores, diretores e alunos das redes municipal e estadual, o evento serviu como orientação aos interessados em participar do concurso. Também estiveram presentes, o gerente administrativo da Sabesp, Alexandre Angela, o vereador Robertinho de Almeida, a Gestora Executiva de Educação Magali Souza, a coordenadora do projeto Vani de Paula, o gestor de Meio ambiente, João de Lima e o prefeito Juvenal Rossi que destacou em sua fala a importância da conscientização da população sobre a preservação ambiental. “Acredito que o mais importante no Concurso Jovem Inventor, cujo tema é sustentabilidade, é colocar em pauta a discussão sobre preservação ambiental junto aos jovens da nossa cidade. Isso pode gerar mudanças comportamentais e essas mudanças podem ser consideradas as maiores e mais importantes de todas as invenções, por isso que esse trabalho dos educadores é tão significativo. Isso permite que os jovens possam sonhar e acreditar que eles podem sim mudar o mundo.” Disse o prefeito.

O gerente administrativo da Sabesp também destacou a importância da educação na preservação ambiental. “Não adianta realizar ações ou fomentar projetos de despoluição se nós continuarmos a poluir rios e lagos. Temos que pensar que o problema está em nós, em nosso comportamento.” Disse Alexandre Angela.

Já a gestora de educação, Magali Souza, reiterou que o concurso também tem objetivo de integração dos alunos. “Esperamos que com esse concurso, nós possamos despertar e incentivar a curiosidade e a inventividade de nossos jovens, usando essa criatividade a favor do meio ambiente.” Destacou.

Vencedores da primeira edição também estiveram presentes

A primeira edição do concurso aconteceu em 2015 e teve como tema “Sustentabilidade – Ideias inovadoras” e premiou projetos que geram economia de água e controle de consumo. Entre os ganhadores está o projeto da mini cisterna domiciliar desenvolvido pelo aluno Jonas Eduardo Pereira, da CEMEB Profa. Palmyra A. Dalmeida Rinaldi e o projeto, também de cisterna, desenvolvido por um grupo de alunos da Escola Estadual Tibúrcio Estevam Siqueira.

Ambos os projetos visam à reutilização de águas das chuvas para lavagem de banheiros, quintais, pátios ou mesmo para regar plantas e hortas, gerando grande economia e fomentando consciência ecológica da reutilização, que é um dos pilares da sustentabilidade.

O prêmio deste ano será dividido em três categorias com temas distintos: drenagem de solo, resíduos sólidos e economia de água e energia, e dará um aparelho celular ao primeiro colocado e um tablet ao segundo, como premiação.

Os alunos interessados em participar devem se inscrever através da ficha disponível no blog www.projetoaguapmvp.blogspot.com, entregando, juntamente com o protótipo do projeto, na unidade escolar entre os dias 29/08 e 29/09/2017. Os ganhadores serão conhecidos em solenidade que será realizada no dia 15/12/2017.