Fundo Social e “Guardinha” se unem em prol da solidariedade

Governo e Administração - Destaques

Peças arrecadadas pela Campanha do Agasalho 2017 foram entregues à casa Lar Sagrada Familia Amoges

A equipe do FUSS (Fundo Social de Solidariedade) de Várzea Paulista e a Associação de Educação do Homem de Amanhã (Guardinha) da cidade estiveram na manhã desta última sexta-feira (25), no Lar Sagrada Familia Amoges, bairro Sítio do Mursa, e fizeram a entrega das peças de roupas arrecadadas ao longo da Campanha do Agasalho de 2017.

Durante os últimos cinco meses o Fundo Social recebeu doações de roupas e calçados de toda a cidade, que mais uma vez se mostrou solidária. Os  “Guardinhas”, como são chamados os alunos da Associação de Educação do Homem de Amanhã, também realizaram diversas ações para coletar as doações.

Agora parte das peças arrecadadas foram entregues ao Lar Sagrada Familia, uma instituição sem fins lucrativos que recebe e acolhe jovens e crianças, oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social e por isso foram retiradas de suas antigas casas.

“Todas as doações que a casa recebeu serão essenciais para a nossa família. Nós aqui vivemos de doações, então tudo isso vai ajudar e muito”, destacou Selma Souza (45), a “mãe” de todos os jovens e crianças que estão e que já passaram pelo Lar Sagrada Familia. Selma também falou sobre o que o trabalho que realiza significa em sua vida. “Eu não me imagino fazendo outra coisa, amo de mais o que eu faço. Se puder acolho todos os que chegam”. Ela e seu esposo Valdecir já realizam este trabalho há 10 anos e sempre contaram com doações para manter o lar aberto.  No momento eles estão com onze jovens na casa.

Para quem esteve na casa o sentimento foi de satisfação em poder ajudar.  A presidente do FUSS e primeira-dama, Ângela Rossi, falou sobre a parceria da entidade com a Guardinha, na Campanha do Agasalho. “É muito bom para nós do Fundo Social contar com a ajuda de parceiros que são sensíveis como a guardinha, e esperamos trabalhar juntos novamente”.

Sobre a participação dos jovens, Roseli Nogueira, que é coordenadora pedagógica da associação, relatou a importância da ação para seus alunos. “A solidariedade já é uma qualidade que eles têm. Momentos como este ajudam a aflorar esse sentimento”.

Jovens emocionados

Os estudantes Ludmila Costa (17) e Fabrício Emiliano (17) fizeram questão de destacarem a experiência de participar do ato. “Ajudar é sempre bom, hoje não sou eu que estou precisando, mas e se amanhã for? Temos que pensar no outro como pensamos em nós mesmos”, enfatizou Ludmila, bastante emocionada.

Já para o jovem Fabricio, que carregou no colo uma das crianças da casa, a sensação era de dever cumprido. “Nós fomos de casa em casa pedindo doações. Mas estar aqui, ver o sorriso dessa família é completamente diferente, é muito melhor”.

O Lar Sagrada Familia vai realizar um bazar com as peças que não poderão ser utilizadas no próximo 9 de setembro (sábado), na Praça da Bíblia, a partir das 9 horas.  A Praça fica na Avenida Costa e Silva no bairro Jardim do Lar.

O Fundo Social recebe doações durante o ano todo. Interessados em ajudar podem levar as peças de roupas e calcados à sede do Fundo Social, na Rua Pedro Poloni, 36 – ao lado do Paço Municipal.