Prefeitura de Várzea Paulista recebe título de excelente pagadora

Casa Civil - Destaques

Classificação AA é a mais alta que pode ser atribuída a um município

 

A Prefeitura de Várzea Paulista recebeu recentemente a classificação AA, atribuída pelo Tesouro Nacional às prefeituras que são excelentes pagadoras e com grande capacidade de endividamento, pois apresentam baixíssimos riscos de inadimplência.

 

Essa classificação é semelhante ao rate (índice) que mede o potencial de crédito das pessoas físicas e jurídicas através de órgãos como o SPC e a Serasa. Ou seja, quanto melhor pagador for, mais alto é o rate, sendo que o AA é o maior de todos, no caso das prefeituras.

 

Apesar de conviver com alto volume de dívida herdado do governo anterior ao do primeiro mandato do prefeito Juvenal Rossi, a atual administração da cidade de Várzea Paulista vem cumprindo rigorosamente seus compromissos financeiros, resgatando o crédito e a credibilidade e sendo reconhecida hoje como de risco zero para qualquer instituição que venha a emprestar dinheiro ao município.

 

 

Prefeitura com restrições pode ter obras paralisadas

 

Todo brasileiro adulto conhece bem as dificuldades que enfrenta se possui restrições de crédito em seu número de CPF, o que comumente é chamado de “nome sujo”.  Não se pode efetuar compras parceladas, obter financiamentos, abrir empresa ou comércio e até ser candidato a certas vagas de trabalho. 

 

Com órgãos de administração pública, como as prefeituras, não é diferente. Quando há restrições no CNPJ de uma prefeitura essa não consegue obter empréstimos ou financiamentos, além de ter sérios problemas para a liberação de verbas de convênios ou mesmo de repasses e emendas parlamentares.

 

Isso dificulta, atrasa e pode até cancelar obras na cidade como construção de creches, escolas, hospitais, asfaltamento, infraestrutura, esgoto, ponte, etc.