Canalização de trecho do córrego da Rua Ilha Bela diminui sensivelmente risco de alagamento

Infraestrutura - Destaques

No final de junho, foi concluída a instalação de 192 metros de aduelas, que dobraram a capacidade de vazão do local

Uma etapa da reurbanização da Vila Real já concluída garante mais qualidade de vida à população local: a canalização parcial do córrego da Rua Ilha Bela diminuiu consideravelmente o risco de transbordo. Com o assentamento de 192 metros lineares de aduelas (canais de escoamento de águas pluviais), a vazão do ribeiro foi duplicada. “A obra melhora o acesso da Rua Capivari à Ilha Bela e o suporte do volume de suporte d’água cresceu muito, de modo que só haverá alagamento se acontecer uma chuva muito forte, a ponto de fazer o Rio Jundiaí transbordar”, explica Renato Germano, gestor municipal de Infraestrutura Urbana, setor da Prefeitura que gerencia os trabalhos.

Ao todo, foram instalados 103 metros de aduelas fechadas (206 aduelas) e 89 metros de canalização aberta (178 aduelas). O valor investido na etapa foi de R$ 1.929.945,60.

Apoio da população será fundamental

Germano ressalta a importância de que as pessoas ajudem a fiscalizar o espaço revitalizado. “As pessoas precisam evitar jogar lixo no córrego e a que ainda tiverem ligação de esgoto irregular devem procurar a Sabesp para corrigi-la”, orienta.

As instalações podem ser solicitadas à empresa pelo telefone 0800 0550 195, 24 horas por dia, todos os dias da semana, ou pelo número 4606-8600, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A população também pode ajudar a fiscalizar o córrego. Para denunciar descartes irregulares de materiais como entulhos, além de depredações, basta contatar o Setor de Fiscalização pelo telefone 4596-9665, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas; também pode ser acionada a GCM (Guarda Civil Municipal), pelo telefone 153, 24 horas por dia, todos os dias da semana; outro canal é a Ouvidoria, junto ao qual a denúncia pode ser registrada pelo telefone 4595-0037 ou presencialmente (no Facilita), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; ou pelo link goo.gl/fUjcjy, 24 horas por dia, durante toda a semana. Após abrir o protocolo, também há a opção de enviar possíveis fotos necessárias ao e-mail ouvidoria@varzeapaulista.sp.gov.br.

A Prefeitura também conta com o Ecoponto, que recebe materiais como areia, vidro, blocos, cerâmica metais, pneus, louças, móveis desmontados, reboco, plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica e eletrodomésticos. Não há custo algum para o descarte e cada morador pode levar até 1 m³. O Ecoponto fica na Rua Atroaris, s/n – Jardim Continente – e funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas e, aos sábados, das 8 às 13 horas.

Asfalto e mobilidade urbana

Ao final das obras de pavimentação e drenagem nas ruas da Vila Real que serão contempladas com o atual contrato, a parte da Rua Ilha Bela com a canalização fechada concluída será pavimentada. Também será feito um trevo para possibilitar o acesso ao Viaduto da Ponte Seca, em construção sobre a ferrovia. A rotatória tornará possível, aos moradores da Vila Real, acessar a nova via, para chegar inclusive à região central da cidade, de maneira mais rápida.

Outras melhorias previstas

Já existe o projeto para a segunda fase da canalização do córrego, que a Prefeitura busca viabilizar. Serão colocados mais aproximadamente 300 metros lineares de canalização aberta, no trecho próximo à divisa com Jundiaí. Com esse passo concluído, será totalmente evitado o problema dos alagamentos na Rua Ilha Bela.