No Dia do Coordenador Pedagógico, Sílvia Nogueira tem muito a comemorar

Educação - Destaques

Trabalho feito desde 2010 rendeu uma boa recuperação pedagógica na escola Anísio Teixeira, entre outras ações de destaque

Nesta terça-feira (22 de agosto), é comemorado o Dia do Coordenador Pedagógico. A data é importante por valorizar a profissão de servidores que, entre outras funções, buscam aprimoramentos e melhorias ao trabalho dos professores municipais. Em Várzea Paulista, Sílvia Nogueira exerce a profissão há sete anos e tem uma trajetória profissional de destaque, a mais longa entre os 14 coordenadores municipais. No Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Anísio Teixeira, do Jardim América II, a profissional já colaborou com um bom programa de reforço escolar.

O interesse pela atuação mais administrativa surgiu na sala de aula. Docente da Rede Municipal desde 2000, Sílvia percebeu a necessidade de alguém para fornecer um suporte aos professores. “Senti falta desse elemento para ser um mediador entre a proposta curricular do município e os professores. O coordenador faz justamente esse elo com os docentes, para a realização das atividades necessárias. É um facilitador”, relata.

De lá para cá, ela participou de vários processos seletivos e exerceu a função de coordenadora em escolas diferentes – Prof. Oswaldo Camargo Pires (Vila Tupi), Profª. Juvelita Pereira da Silva (Vila Real) e Prefeito João Aprillanti (Vila Santa Terezinha). No colégio Anísio Teixeira veio seu mais recente trabalho bem-sucedido: a implantação das Salas de Aprendizado Educacional. “Quando cheguei aqui, há dois anos, nosso diretor, Geraldo Spolli, conseguiu os espaços para esse reforço escolar. Aí, junto das professoras, construí os cronogramas, dentro de seus horários disponíveis e organizei os conteúdos. É algo que tem auxiliado bastante esses alunos e melhorou seu desempenho escolar”, explica.

A coordenadora também deixa clara a importância de as ações da coordenação estarem alinhadas com as da direção. “Sem essa sintonia, não dá certo. Após a viabilização dos locais para essas aulas por parte do diretor, foi preciso que eu desempenhasse o papel de articuladora e organizadora e, agora, acompanho os alunos e o trabalho desempenhado pelas professoras”.

No Dia da Coordenadora Pedagógica, Sílvia se sente realizada profissionalmente. “Depois de lecionar, digo que minha paixão é fazer esse trabalho, muito importante para manter a qualidade do ensino. Dessa forma, consigo fazer parte do contexto, por melhorar o relacionamento com os professores municipais”.

Mais sobre a profissão

As coordenadoras devem exercer três papéis importantes: como articuladoras, dão condições de os professores trabalharem coletivamente as propostas curriculares; formadoras, possibilitam aos docentes aprofundar-se em suas áreas específicas e fazer um bom trabalho nelas; na função de transformadoras, auxiliam os professores a serem críticos e reflexivos com relação às suas práticas pedagógicas.