Campanha de vacinação contra raiva chega à Região Norte

Saúde - Cotidiano

Neste sábado (19), a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos em Várzea Paulista chega aos bairros Vila Real, Jardim Paulista, Cidade Nova II, Jardins América III e IV

 

Neste sábado (19), a Campanha de Vacinação contra Raiva será realizada na Região Norte da cidade, atendendo os bairros Vila Real, Jardim Paulista, Cidade Nova II, Jardim América III e IV. A vacinação será realizada nas UBSs e em postos volantes nos bairros, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.

 

Podem tomar a vacina cães e gatos a partir dos três meses de idade. Fêmeas prenhas devem ser avaliadas pelo profissional de saúde, já que é necessário medir o risco da vacinação devido o estresse gerado ao animal. Para facilitar a imunização é importante que os cães sejam contidos com coleiras e guias, e os mais agressivos e maiores, com focinheiras.

 

Já os gatos devem ser levados em caixas para transporte ou enrolado em cobertores, para evitar que fujam ou arranhem. É importante levar a carteira de vacinação do animal e que o transporte seja feito por adultos. 

 

 

Vacinação em domicílio

  

Desde 24 de julho, o setor de Controle de Zoonoses realiza o agendamento para a vacinação em domicílio. Tem direito ao serviço, proprietário ou responsável pelo animal que tenha mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou imóvel com mais de cinco animais. Os interessados devem entrar em contato com o telefone 4595-8776, para fazer o cadastro prévio.

 

 

Ponto fixo de vacinação

 

Quem não puder levar os animais para serem protegidos contra a raiva nos pontos fixos de vacinação aos sábados, poderão fazer a imunização no setor de Controle de Zoonoses. O serviço será disponibilizado de 07 de agosto até 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 09 às 12h e das 13 às 16 horas – sem agendamento prévio. O setor de Controle de Zoonoses está localizado na Avenida Vitorio Spinucci, 303 – Jardim Promeca.

 

 

Vacinar animais para proteger os humanos

 

De acordo com o coordenador do setor de Controle de Zoonoses, Eder Carmanini, a raiva é uma doença letal, e por isso, é importante não perder a data da vacinação, já que quanto mais animais forem vacinados, maior é a proteção nos humanos. “Cuidar da saúde e bem estar do animal, faz parte da posse responsável”, afirma.

 

 

Cronograma da vacinação antirrábica em Várzea Paulista:

 

12/08 – Região Centro Leste: Jardim Promeca, Vila São José, Jardim Cruz Alta e Jardim Alessandra;

 

19/08 – Região Norte: Vila Real, Jardim Paulista, Cidade Nova II, Jardim América III e IV.

 

 

Região Rural

 

26/08 – São Guido, Gauchinha, Ponte Seca e Santa Marta;

 

02/09 –Mursa;

 

23/09 – Repasse geral no município.