5ª Copa Dojô Antônio de Karatê agita esporte em Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

Competição reuniu 200 participantes de 10 cidades do estado de São Paulo; atleta Beatriz Bueno da Silva foi convocada para o Campeonato Mundial, na Itália

A 5ª edição da Copa Dojô Antônio de Karatê mobilizou o lotado Ginásio Vila Popular, na manhã do último domingo (6). 200 atletas de 10 municípios paulistas, das categorias kata e luta (de 5 a 60 anos), participaram da competição, que contou com um público de aproximadamente 1.000 pessoas. “Este certame já faz parte do calendário estadual e, todo ano, os atletas contam com sua realização, no mês de agosto. A disputa é bastante importante para preparar os atletas a outras competições”, explica o organizador do evento, José Antônio da Silva.

A equipe do Projeto Futuro, da Prefeitura de Várzea Paulista, formada por 40 jovens e treinada por Antônio, conseguiu o primeiro lugar geral, mais uma vez, com 60 medalhas e 408 pontos. A cidade superou equipes de Jundiaí, São Paulo e Itatiba, entre outras. O resultado expressivo foi destacado pelo sensei. “Todos os nossos competidores foram bem. A dedicação demonstrada nos treinos foi fundamental para esse desempenho”, declara o treinador.

Convocação histórica

Outro momento importante da Copa foi vivenciado pela atleta varzina Beatriz Bueno da Silva, 24 anos. A jovem é a primeira da história da cidade a ser convocada pela CBK (Confederação Brasileira de Karate) para disputar o Campeonato Mundial da categoria, de 22 a 25 de setembro de 2017, na Itália, pela categoria luta – 18 a 34 anos. Ela foi indicada pelo técnico da Seleção Paulista de Karate, Roberto Pacheco.

Beatriz, hoje professora do Projeto Futuro e participante de suas atividades desde seu início, prática o esporte há 20 anos. A atleta já conquistou diversos campeonatos e foi a campeã dos Jogos Regionais de 2016, na competição de luta. “Várzea Paulista tem a chance de colocar seu nome no pódio do Campeonato Mundial, de forma inédita”, destaca o sensei.