12º Encontro de Folia de Reis reúne mais de duas mil pessoas

Esporte e Lazer - Destaques

Encontro reuniu companhias de diversas cidades do Estado em três dias de apresentações

 

Nos dias 4, 5 e 6 de agosto aconteceu o 12º Encontro de Folia de Reis em Várzea Paulista. O evento, que aconteceu na Praça CEU, contou com a presença de mais de duas mil pessoas nos três dias do encontro.

 

Com um calendário de eventos que contou desde apresentação teatral e de duplas sertanejas até a uma missa campal, o encontro reuniu companhias de Santos Reis de várias cidades do Estado, como Campinas, Indaiatuba, Jundiaí, Itu, Várzea Paulista, Leme, entre outras. “Nós convidamos outras 19 companhias que, infelizmente, não puderam comparecer. Esperamos que no próximo encontro nós tenhamos ainda mais cidades presentes. Essa manifestação cultural é muito importante para o país, pois mantém nossa identidade e nossa história.” Disse José Moreira, diretor de Cultura.

 

 

Para manter a tradição os integrantes das companhias e demais agentes culturais se sacrificaram e passaram por cima até de problemas de saúde. Um exemplo disso foi a companhia de Indaiatuba que não pode concluir sua apresentação por problemas de saúde de seus líderes.

 

 

O que é a Festa de Santos Reis?

 

Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia Sagrada, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus). Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro. Em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, no Brasil, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, o padroeiro do estado.

 

Em 2018 acontecerá a 13ª edição do Encontro que já se tornou patrimônio cultural da cidade.