Novo transporte público entre bairros contemplará 10 novos bairros e reduzirá tempo de viagem

Trânsito - Destaques

Sítio do Rocha, Jardim Mirante e Jardim Bahia II, entre outros locais, passam a contar com o serviço, que também trará outras vantagens

O novo sistema de transporte público de Várzea Paulista, entre bairros, ofertará, a partir do dia 12 de agosto, entre outras vantagens, o maior alcance das linhas, que passarão a contemplar novos dez bairros e abrangerão todas as regiões da cidade. As viagens, com o modelo circular (sem ponto final) na maioria das linhas, também permitirão viagens bem menos demoradas. Com os benefícios, o serviço licitado será mais abrangente e reduzirá o tempo dentro dos veículos.

Além dos bairros já atendidos pelo sistema atual, dez passam a ter a circulação dos ônibus de transporte entre bairros, com a nova organização do serviço: Sítio do Rocha (área industrial), Jardim Mirante, Jardim Itália, Jardim Continente, Jardim Bahia II, Sítio São José, Jardim Novo Mundo, Jardim das Palmeiras, Vila Marajó e Vila Tupi.

Outra novidade importante será o modelo circular, pelo qual os veículos não terão mais um ponto final específico e circularão de modo contínuo. Segundo o diretor de Transportes, Jair Inácio, com as linhas novas, o atendimento será triplicado. “O passageiro embarca e desembarca no mesmo local, com o objetivo de atender os passageiros mais perto de suas residências, com um número maior de viagens”, destaca. De todas as linhas, apenas as do Jardim Paulista e da Vila Popular não serão circulares.

A cidade passa a contar com nove linhas: Jardim Paulista; Cidade Nova II via Jardim Novo Mundo; Jardim Bertioga; Vila Popular; Jardim Felicidade; Jardins América II e III; Jardim Mirante via Jardim Itália; Sítio do Rocha via Indústrias; e Jardim Buriti. Todos os itinerários, com os locais dos pontos, serão disponibilizados em breve no portal da Prefeitura (portal.varzeapaulista.sp.gov.br).

Cartão Inteligente

A empresa Viação Sumaré irá disponibilizar três tipos de cartões: convencional ou de vale-transporte (verde), escolar (azul), gratuito, para idosos e pessoas com doenças justificativas da gratuidade (laranja). Com o novo Cartão Inteligente, os munícipes poderão sair de um ônibus entre bairros e usar gratuitamente o transporte – uma vez – em outro também municipal, desde que não seja da mesma linha, no prazo máximo de três horas, contado do momento do pagamento da passagem do primeiro embarque. Com essa integração, o munícipe pode ir de um ponto a outro da cidade.

O local para emissão do cartão em Várzea Paulista será divulgado em breve.

Será necessário levar documento original com RG e CPF originais. Os estudantes também devem estar munidos de declaração fornecida pela escola, com o horário das aulas, comprovante de residência e RG escolar, todos originais.

Para a primeira via, precisará ser feita a recarga mínima de R$ 10,00; em casos de perda ou roubo, haverá a cobrança somente da taxa para a emissão da segunda via – R$ 30,00.

Nova gratuidade

As pessoas que têm 65 anos ou mais já podem, de acordo com a legislação federal, utilizar gratuitamente o transporte público, de modo geral. A Prefeitura também está viabilizando um cartão para a gratuidade do transporte entre bairros, utilizado pelos munícipes entre 60 e 65 anos, residentes em Várzea Paulista – um benefício exclusivo para o uso nas novas linhas dentro da cidade, garantido pela legislação municipal. Os munícipes podem requisitá-lo na Unidade de Transporte Público e Trânsito, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Devem ser levados RG e CPF originais, além de uma foto 3×4 e o comprovante de residência original, com cópia.

A documentação será enviada à empresa prestadora do serviço, que emite o cartão e o envia ao setor em no máximo 60 dias, para a retirada por parte dos beneficiados, no mesmo local. A Unidade está localizada na Avenida Bertioga, 881 – Vila Tupi.

O uso por terceiros para vendas irregulares, assim como os outros casos de cartões gratuitos já existentes, poderá resultar na perda do benefício, por parte do munícipe.

Todos os ônibus serão adaptados para pessoas com deficiência.

Pontos centrais

Quem estiver no Centro e quiser utilizar qualquer uma das linhas poderá fazê-lo, com o embarque em qualquer ponto dos localizados na Avenida Fernão Dias Paes Leme.

Cartão intransferível

O cartão de vale-transporte não pode ser utilizado duas vezes em menos de 30 minutos no mesmo veículo. A restrição é aplicada para coibir o empréstimo do meio de pagamento a um terceiro, já que se trata de um cartão exclusivo para os funcionários do empregador que paga o transporte.