Voltas às aulas: segundo semestre se inicia com muitos projetos para os alunos

Educação - Destaques

Alunos da Rede Municipal de Educação voltaram às aulas na última segunda (31)

 

Os estudantes das escolas municipais de Várzea Paulista estão de volta às salas de aula, e terão novos projetos pelos próximos seis meses do ano letivo. A Unidade Gestora de Educação, em parceria com a CCR Autoban, está iniciando dois grandes projetos para as escolas: o BuZum e o PhotoTruck.

 

 

Esses projetos lúdicos foram desenvolvidos para aprimorar a imaginação e o lado lúdico das crianças. O BuZum é um teatro de bonecos adaptado em um ônibus que apresenta a peça “O que é Lixo” para os alunos do ensino fundamental. O projeto PhotoTruck, com um caminhão adaptado, leva exposições e workshops de fotografia às crianças, com o objetivo de promover o desenvolvimento social e artístico dos alunos.

 

 

 

A Unidade de Desenvolvimento Econômico também está comprometida com o ensino da cidade. Junto do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o setor treinou diversos professores da Rede, que vão ministrar cursos de empreendedorismo para os alunos do primeiro ao quinto anos do Ensino Fundamental. Os alunos vão desenvolver suas próprias empresas, e ficarão responsáveis pela administração do “negócio”. Ao final do curso, todas as crianças receberão um certificado do SEBRAE como o obtido pelas pessoas que fazem cursos ofertados nas próprias unidades da instituição de ensino.

 

Na sala de aula, os alunos estão bem animados com a volta às aulas, “Estou muito feliz. Estava com saudade dos meus colegas e da professora”, diz Catherine, aluna do quarto ano. A colega de turma, Elisangela, também contou como está sendo a volta às aulas. “A minha professora é muito legal. Gosto muito dela e da aula”.

 

 

A professora da turma, Leticia Baiochi, docente há três anos, conta que a turma sempre volta muito animada depois das férias. “Eles sabem que agora o conteúdo é novo e ficam animados”. Leticia também fala sobre os projetos para o semestre. “Temos muitas atividades preparadas, e os alunos vão ficar bem entusiasmados para realizá-los”. 

 

No primeiro dia de aula do novo semestre, cerca de 10.450 alunos da Pré-escola ao Ensino Fundamental, estão de volta às salas de aula da Rede Municipal de Várzea Paulista.