Várzea Paulista realiza a VI Conferência Municipal de Cultura

Esporte e Lazer - Destaques

Encontro reúne artistas, população e agentes culturais, para discussão de políticas públicas e eleição do conselho.

Foi realizada no sábado, dia 29, a sexta edição da Conferência Municipal de Cultura.

A conferência promove o encontro entre cidadãos, membros do Conselho Municipal de Cultura, agentes culturais e representantes do governo, com o objetivo de realizar um balanço das ações realizadas pela Unidade Gestora Municipal de Cultura, do próprio conselho e discutir a importância do sistema municipal de cultura, definindo e expondo o cronograma de elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Para isso são explanados e votados os quatro eixos temáticos definidos na Pré-Conferência, realizada no dia 26, que serão as bases das ações e metas a serem cumpridas ao longo dos próximos dez anos.

Tendo como tema central o “Protagonismo Popular”, a conferência aprovou os quatro eixos: “Cultura de todos para todos”, “Fortalecimento do COMUC – Conselho Municipal de Cultura de Várzea Paulista”, “Apropriação dos espaços públicos” e “Fomento do poder público às manifestações culturais”.

Com a presença do prefeito Juvenal Rossi, dos gestores da Cultura Jota Moreira, de Planejamento e Inovação, David Alexandre, além dos vereadores Nil, Robertinho, Osmar do Mirante e Giba, a conferência lotou o anfiteatro da Praça CEU.

A conferência municipal é o momento mais importante do Conselho Municipal de Cultura e de todo o segmento na cidade, pois é a ocasião em que são definidas as diretrizes de trabalho e atuação dos agentes culturais e das instituições envolvidas, além de ser o momento em que são escolhidos os novos membros desse conselho para o próximo biênio.

“Esse é um momento fundamental para a cultura e para o desenvolvimento de nossa cidade. Cultura é parte essencial da educação e da identidade de um povo e fomentar os projetos é dever do Estado.” Disse Juvenal Rossi. “Estamos lutando muito pela cultura, remando contra a maré e trabalhando para que a pasta possa receber mais repasses, assim como criando meios de direcionar recursos ao Fundo Municipal de Cultura, cuja criação está bem encaminhada.” Completou Rossi.

Além da eleição do novo conselho, a conferência apresentou palestras e prestou homenagens aos artistas e agentes que se destacaram ao longo dos últimos anos no município.