Várzea Paulista celebra a 5ª Semana do Bebê

Saúde - Cotidiano

Evento será realizado de 31 de julho a 5 de agosto. Este ano o tema é ‘Paternidade Responsável’

A Prefeitura de Várzea Paulista celebra de 31 de julho a 5 de agosto, a 5ª Semana do Bebê. Este ano, o Comitê Municipal da Primeiríssima Infância vai debater o tema “Paternidade Responsável”. Durante toda a semana, serão realizadas diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde, Creches e Centros de Referência de Assistência Social.

Bebês em destaque

A abertura oficial da 5ª Semana do Bebê de Várzea Paulista acontece no dia 31 de julho, a partir das 14 horas, na Câmara Municipal. Durante o encontro será realizada uma roda de conversa com três convidados, que farão um debate sobre Paternidade Responsável. A psicóloga Joyce Britto fará a mediação da conversa.

No sábado, dia 5, a população poderá curtir a já tradicional Caminhada do Bebê. O evento começa às 8h30, na portaria da Prefeitura. A caminhada será pela avenida Fernão Dias até a rotatória do Russi e depois todos retornarão para a Prefeitura. Depois, pais, mamães e bebês poderão se divertir com brincadeiras tradicionais, como amarelinha, elástico, corda e cama elástica. Todos os eventos são abertos ao público.

Além da programação municípal, cada uma das UBSs, Creches e CRASs realizarão atividades relacionadas à Primeiríssima Infância.

O que é a Primeiríssima Infância?

Na fecundação e concepção começa uma nova vida. A Primeiríssima Infância define o desenvolvimento e o futuro dessa vida. É no período da gestação aos 3 anos, que a criança desenvolve seu cérebro, forma seus processos neurológicos, fortalece neurônios e sinapses.

Os cuidados e estímulos à criança durante a Primeiríssima Infância influenciam sua aptidão e capacidade de aprender, sua velocidade e qualidade de raciocínio, sua criatividade e memória, suas habilidades para se relacionar, suas competências e comportamentos que valerão para todo seu futuro.

Não se pode prever o destino de uma criança, mas é possível cuidar para que ele não seja apenas um lance de sorte. Que seja o melhor futuro, desde já. Para a criança, a família e toda a sociedade. Vale uma vida toda. E uma nova cidade.

Programação Semana do Bebê:

31 de julho, 14h, Câmara Municipal.

Abertura Oficial da Semana do Bebê, com roda de conversa sobre ‘Paternidade Responsável’,

31 de julho a 04 de agosto.

Atividades relacionadas ao programa Primeiríssima Infância em todas as Unidades Básicas de Saúde, Creches, Escolas e CRASs.

05 de agosto, 8h30.

5ª Caminhada do Bebê

Concentração em frente à Prefeitura. A caminhada será pela avenida Fernão Dias até a rotatória do Russi e depois todos retornarão para a Prefeitura. No local terão várias brincadeiras tradicionais, como amarelinha, elástico, corda e cama elástica.