Abertura da Semana do Bebê debate paternidade responsável

Saúde - Cotidiano

Com o tema ‘Ser pai é uma escolha, ser filho é um direito’, evento reuniu diversas pessoas na Câmara Municipal

Segunda-feira (31) foi realizada na Câmara Municipal a abertura oficial da 5ª Semana do Bebê de Várzea Paulista. O encontro contou com a presença de diversas pessoas, que participaram de um debate sobre paternidade responsável, com o tema ‘Ser pai é uma escolha, ser filho é um direito’.

O prefeito Juvenal Rossi abriu o evento e destacou os avanços do projeto Primeiríssima Infância na cidade. “Nos serviços da Prefeitura vemos o quanto o projeto se soma e auxilia no desenvolvimento infantil e no fortalecimento dos vínculos”, disse. A gestora de Saúde, Mônica Carvalho, falou sobre a importância da figura paterna na formação da criança. “O pai não tem que ser apenas o provedor, mas sim, aquele que brinca, dá carinho e atenção”, afirmou.

A articuladora e representante da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Ligia Bestetti, mostrou como Várzea Paulista tem construído sua história atrelada ao programa. “Estamos no 5º ano deste projeto, e a cada edição, vemos que mais pessoas estão envolvidas na iniciativa”, ressaltou.

Para a representante da Diretoria Regional de Saúde de Campinas, Jussara de Souza, saúde, educação e assistência social são os três pilares primordiais para o desenvolvimento do projeto. “Uma cidade que acolhe e valoriza suas crianças, está em um excelente caminho”.

Também participaram do evento a gestora de Desenvolvimento Social, Simone Bifani, e a diretora pedagógica Margarete Regina Leme.

Alunos da escola municipal de música de Várzea Paulista e dos músicos Claudiomir e Cláudia emocionaram o público.

Papais em destaque

A roda de conversa foi formada por pais, que contaram suas experiências sobre adoção, guarda compartilhada e as dificuldades dos primeiros meses de vida. O médico pediatra Décio Batistone, dividiu sua alegria em cuidar de centenas de crianças e sobre a importância de estar perto da família. “Tenho 4 filhos e 5 netos. E nos primeiros anos de trabalho, me mudei para ter mais tempo com as crianças”, disse.

O vice-prefeito, Rodolfo Braga, contou sua experiência, com a criação dos 3 filhos após a separação. “Optei por me dedicar integralmente a eles, e vejo que essa foi a melhor escolha que fiz. Hoje somos grandes companheiros”, afirma.

O pai Claudiomir Elias de Oliveira falou sobre a escolha do coração. “Sempre quis ser pai, mas não foi possível. Por isso, eu e minha esposa optamos pela adoção”, conta. “Quando nossa filha chegou tudo mudou, hoje sou um homem realizado e vejo o quanto à figura masculina é importante na formação da criança”.

O jornalista Gustavo Netto, relatou as dificuldades de ver o bebê recém nascido na UTI. “Todos os nossos sonhos de pais de primeira viagem foram por água abaixo quando nosso filho ficou 12 dias na UTI. Somente a união e o companheirismo nos deram força para superar aquele momento”, relata. O pai Luiz Gustavo Moraes contou os percalços que já enfrentou com a guarda compartilhada, como as dificuldades de levar a filha de 3 anos aos banheiros públicos. “São pequenos detalhes que fazem a diferença no dia a dia, mas que em nada me desanimam de estar sempre ao lado da minha filha”, afirmou.

Bebês em destaque

No sábado, dia 5, a população poderá curtir a já tradicional Caminhada do Bebê. O evento começa às 8h30, na portaria da Prefeitura. A caminhada será pela avenida Fernão Dias até a rotatória do Russi e depois todos retornarão para a Prefeitura. Depois, pais, mamães e bebês poderão se divertir com brincadeiras tradicionais, comoamarelinha, elástico, corda e cama elástica. Todos os eventos são abertos ao público.

Além da programação municípal, cada uma das UBSs, Creches e CRASs realizarão atividades relacionadas à Primeiríssima Infância.

Programação Semana do Bebê:

31 de julho a 04 de agosto.

Atividades relacionadas ao programa Primeiríssima Infância em todas as Unidades Básicas de Saúde, Creches, Escolas e CRASs.

05 de agosto, 8h30.

5ª Caminhada do Bebê

Concentração em frente à Prefeitura. A caminhada será pela avenida Fernão Dias até a rotatória do Russi e depois todos retornarão para a Prefeitura. No local terão várias brincadeiras tradicionais, como amarelinha, elástico, corda e cama elástica.