Várzea Paulista abre contagem regressiva para iniciar o novo sistema de Transporte Público Municipal

Trânsito - Destaques

Sistema terá novos ônibus, personalizados e adaptados, e expansão de novas linhas

Expectativa é a palavra quando o assunto é o inicio do novo sistema de transporte público municipal em Várzea Paulista. Após um longo período de estudos, planejamentos, etapas administrativas (aprovação e emendas na Câmara Municipal, licitação) e adaptações ao projeto, agora faltam poucos ajustes para a implantação do sistema na prática. A data prevista pela Unidade Gestora de Trânsito para inicio do funcionamento é dia 12 de agosto.

Novidades não faltam, entre elas as novas linhas como: Novo Mundo, Jardim Bahia, Vale Verde, Jardim Itália, Palmeiras, Vila Tupi, Cruz Alta, além da área industrial da SP 332 (Estrada Velha de SP) até o Sitio do Rocha. Segundo o diretor de Transportes, Jair S. Inácio, assim que colocadas em prática as linhas municipais, o atendimento será triplicado, “Vamos adotar o modelo circular, onde o passageiro embarca e desembarca no mesmo local, visando atender mais de perto os passageiros de suas residências e com um número maior de viagens.”. Destacou Jair.

O gestor de Trânsito e Transportes, Oseas Martins, enfatiza a confiabilidade como um dos grandes benefícios do novo transporte coletivo “Saber que o ônibus vai passar no ponto no horário marcado será uma grande avanço, o segundo benefício é que o passageiro terá um tempo menor entre as viagens e o terceiro é que o tempo de viagem será menor, assim as pessoas vão conseguir se deslocar de forma mais rápida do seu trabalho para casa, de casa para o trabalho e para o comércio da cidade”.

Com a nova legislação municipal, a fiscalização será mais rigorosa. De acordo com o prefeito Juvenal Rossi, este é um grande avanço para a cidade. “Era necessário fazer essa melhoria nos ônibus dentro da cidade, e com isso veio uma grande responsabilidade, pois agora nós é que vamos exigir o cumprimento de horários, itinerários, melhorias dos carros, qualidade dos serviços e toda a restruturação”, explicou o prefeito.

Na última segunda-feira (17) a Unidade Gestora de Trânsito, realizou mais uma vistoria dos novos ônibus que farão parte de uma frota 100 % personalizada e adaptada para pessoas com deficiência física. Em breve, todos os carros e novas linhas serão apresentados à população.

População aguarda ansiosa pelas mudanças

“Às vezes eu precioso ir de um bairro para outro e tenho que ir andando porque não tem ônibus, agora eu já vi que ficará melhor”. Destacou Aparecida da Silva, aposentada, moradora do Jardim Mirante há 17 anos, assim que soube das mudanças.

Para a recepcionista, Elisangela Souza, que utiliza diariamente o transporte coletivo para ir ao trabalho, o novo sistema varzino será um grande avanço para a cidade. “Eu utilizo muito as linhas dos bairros, vai me ajudar muito, estou na torcida para iniciar logo”.

Quem compartilha da mesma expectativa é o aposentado Benedito Gomes, morador há mais de 60 anos do bairro Jardim Paulista. “Eu moro na Várzea Paulista há anos e é bom ver a cidade crescendo e melhorando. A população merece”.

a dona de casa Maria Nádia, moradora do jardim América II também não escondeu a alegria em receber a noticia sobre o novo sistema municipal de transporte coletivo. “Nossa! Vai ser ótimo! Eu utilizo muito a linha bairro/centro, vai me ajudar muito no dia a dia. Parabéns para prefeitura pela mudança”.

Exigências – Transporte Público Municipal

A Lei do Transporte Público Municipal, elaborada pela atual gestão, tem as principais exigências:

A empresa concessionária estará sujeita a penalidades caso descumpra as cláusulas do contrato, como atrasos, mudanças no itinerário, veículos de baixa qualidade, entre outros;

A lei propõe também um transporte coletivo mais amplo, no qual os usuários poderão transitar dentro do município com um único bilhete, o “Cartão Inteligente”. A integração será realizada através do pagamento de uma tarifa e durante o período de até 3horas o passageiro pode embarcar em outro coletivo, sempre com um novo destino (seguindo em frente), não sendo permito apenas o retorno ao destino de origem. Exemplo: Passageiro embarca no Jardim Paulista, desembarca no Centro e embarca para Vila Popular com apenas uma passagem.

Redução do período de concessão da empresa de transporte público de 30 para 15 anos e redução da idade média dos veículos em circulação no município.