GCM de Várzea Paulista participa de curso de operador de drone

Governo e Administração - Destaques

Equipamento realiza imagens aéreas da cidade

 

Na última quinta-feira (13), os Guardas Civis Municipais de Várzea Paulista, Guardas Ambientais, membros da Defesa Civil e dos bombeiros civis, além de representantes da GCM da cidade de Jandira participaram de um curso de operador de drone, realizado pelo instrutor Marcelo Albarelo, da Four Drones. 

 

O treinamento teve como objetivo capacitar os Guardas Civis para o uso de drones. Segundo o comandante da corporação varzina, Pedro Eli, a ferramenta é de grande utilidade nas atividades que a GCM desenvolve. “O drone evita a presença humana em locais que colocaria em risco a pessoa na sua forma física”, diz.

 

 Além disso, o drone da GCM de Várzea Paulista tem contribuído com o trabalho das Unidades Gestoras da Prefeitura. “Já realizamos parcerias com o Esporte, Infraestrutura e Obras, capturando imagens aéreas da cidade”, relata o comandante.        

                   

O treinamento teórico foi realizado no auditório na Praça do CEU, e depois, os participantes seguiram para um treino prático na Serra do Mursa. O curso foi composto pela apresentação das diversas aeronaves em operação; anatomia do drone; sistemas de transmissão e recepção; voo em primeira pessoa; baterias; atenção as condições climáticas, solar e geomagnetismo; legislação vigente; simulador e treino prático.  

 

 

                     

O inspetor Barcaro, que atualmente é o responsável pelo manuseio dos drones, participou do curso, e posteriormente, vai capacitar outros GCMs que não puderam participar do treinamento, para que o conhecimento não fique restrito apenas a um setor.