Prefeito vistoria obras de reurbanização da Vila Real

Infraestrutura - Destaques

Ruas Gardênias e Terra Roxa I tiveram pavimentação finalizada na última terça-feira (11); equipe vistoria trabalhos nessas e em outras vias

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, junto de gestores municipais, vereadores, técnicos da empresa licitada e assessores de relacionamento com a comunidade, vistoriou diversas intervenções de reurbanização da Vila Real, na tarde da última terça-feira (11). O administrador fez questão de conversar com moradores e conferir, em detalhes, o andamento dos diversos trabalhos em andamento.

A equipe visitou as Ruas Terra Roxa I e Gardênias, que tiveram a pavimentação concluída na terça-feira (11); vistoriou a Rua Franca e a Travessa que leva o mesmo nome, dois espaços a receberem asfalto provavelmente na semana que vem; checou a preparação da concretagem, a ser feita nesta sexta-feira (14), da escada hidráulica que termina na Rua Franca; passou pela Rua Campo Mourão, já pavimentada; conferiu, na Rua Assunção, os trabalhos de pavimentação e da escada hidráulica, já feitos; e verificou, na Rua Goiânia, os serviços de drenagem em andamento e preparação para as guias, que também são preparadas na Rua Alto da Boa Vista, com um trecho já concretado.

Rossi destacou a importância do bom suporte dado pela construtora licitada, Jofege. “As alterações que têm sido necessárias para tornar a obra viável foram possíveis com o importante apoio dessa construtora, uma organização muito séria e responsável”, elogiou. “Trata-se de um empreendimento complexo que demanda o máximo de cuidado”, complementou.

O gestor também citou a relevância histórica da reurbanização, muito esperada pela população e que se concretiza agora, em sua gestão, junto de outras duas importantes conquistas em andamento: o Viaduto da Ponte Seca e as obras do Córrego Bertioga. “É uma obra desafiadora, que exige muitos esforços importantes”, valorizou.

O acolhimento por parte dos vários munícipes que receberam a equipe não passou despercebido. “Fomos recebidos com muito carinho. É importante que todos nós gostemos da cidade como um todo, sem preconceitos”, declarou o prefeito.

Para Rossi, a realidade da Vila Real começa a mudar significativamente e a tendência é de que haja mais avanços futuramente. “Esperamos que todas as residências possam ter suas escrituras, após a infraestrutura que estamos conferindo ao bairro”, projetou. A população terá um papel muito importante na conservação do novo aspecto que o local tem conquistado. “É importante que todos façam sua parte, com a execução das calçadas e a manutenção da limpeza nos espaços públicos”.

Os parlamentares municipais Luiz Ferreira (Hulk) e Claudenir Nil fizeram parte da visita.

Trabalhos trazem esperança

Francisco Felix de Sousa, 63 anos, é morador da Rua Franca, desde 1991. Ele espera a chegada da pavimentação há mais de 20 anos. “Com o pavimento, aqui vai melhorar bem, pois não teremos mais o problema da poeira que vem do chão de terra e será bem mais fácil socorrer pessoas à noite, quando necessário. Tenho certeza de que será bom para nós que moramos nesta rua”.

Avanços em vários pontos

Além da pavimentação da Rua Franca e da Travessa Franca, as Ruas Terra Roxa II também devem receber o pavimento na semana que vem, se o tempo permitir. A etapa da concretagem da escada hidráulica que tem seu fim na Rua Franca deve ser realizada na sexta-feira (14).

O trecho da Avenida Tanabi do atual contrato e as Ruas Jataí, Campo Mourão, Flórida, Pongaí, Terra Roxa I e Gardênias já estão pavimentados. As escadas hidráulicas das Ruas Assunção e Gardênias estão totalmente executadas e a escada da Viela São Paulo já tem a parte de concreto feita e sua tubulação será executada ao final das ações previstas no contrato atual.

O córrego da Rua Ilha Bela já tem sua canalização totalmente executada e também está prevista no projeto a pavimentação do trecho fechado com aduelas quadradas.

Os trabalhos fazem parte de um amplo programa de intervenções que vêm sendo feitas em todo o bairro, para a sua reurbanização. As ações são fruto de um contrato celebrado entre a Prefeitura de Várzea Paulista e o Governo Federal.