16 bairros da cidade já recebem o trabalho contratado pela Prefeitura, que torna a cidade mais sustentável
Várzea Paulista tem recebido, desde 2015, um trabalho voltado à sustentabilidade do município: a coleta seletiva de materiais recicláveis, com exceção de madeira, pano e entulhos. Contratado pela Prefeitura, o trabalho da ONG Eco & Vida, feito de segunda a quinta-feira, em sua primeira fase de implantação, já abrange 16 bairros.
O coordenador operacional da instituição, Tiago Gonçalves, orienta que os munícipes devem deixar o vidro separado, para evitar cortes nas mãos dos coletores. “Madeira, pano, além de entulhos (cerâmica, reboco e louças) em pequena quantidade (até 1 m³) devem ser levados ao Ecoponto da cidade”. O local fica na Rua Atroaris, s/n – Jardim Continente e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas; e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 13 horas.
Todos os demais recicláveis – papel (jornais, revistas, cadernos, entre outros), metal (latas de alumínio, aço, pregos, etc.), plástico (garrafas de refrigerante, água, brinquedos, etc.), vidro e óleo de cozinha usado (deve ser colocado em uma garrafa pet) – são recolhidos e separados pela equipe da ONG. “Após esse processo, vendemos esses resíduos às empresas, que os utilizam como matéria-prima”, relata.
Confira os bairros atendidos
Segunda a sexta-feira – a partir das 9 horas e a partir das 15 horas
Vias principais da cidade – Avenida Bertioga, Avenida Fernão Dias Paes Leme, Rua Pindaré e Avenida Pacaembu.
Segundas-feiras – a partir das 8 horas
Vila Popular, Jardim Bertioga e Residencial Aimoré.
Terças-feiras – a partir das 8 horas
Jardim Maria de Fátima (parte baixa), Jardim Cruz Alta, Jardim Mirante, Jardim Alessandra e Vila São José.
Quartas-feiras – a partir das 8 horas
Jardim Maria de Fátima (parte alta), Vila Santa Terezinha, Jardim Primavera e Jardim do Lar.
Quintas-feiras – a partir das 8 horas
Jardim Promeca, Jardim Felicidade e Residencial das Flores.
Novos avanços
Por meio de um contrato com o Governo Estadual, a Prefeitura está gerenciando a construção de seu primeiro Centro de Triagem de Resíduos Sólidos. Com o prédio pronto, o Governo Municipal viabilizará uma maneira de realizar a separação dos materiais recicláveis, por categorias.
O valor total do investimento é de R$ 235.279,02. Os recursos são fruto de um convênio entre Prefeitura, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição).