Bolsa Família: saiba como fazer o cadastramento

Desenvolvimento Social - Destaques

Munícipes varzinos devem se dirigir ao CRAS mais próximo e agendar atendimento no Cadastro Único, ao lado da Prefeitura

A Prefeitura de Várzea Paulista retomou, nesta segunda-feira (10), o cadastramento de novos beneficiados e o recadastramento dos já inscritos no programa social Bolsa Família, do Governo Federal. O agendamento do atendimento está sendo realizado nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) e o cadastro em si é feito no Cadastro Único para Programas Sociais, ao lado do Paço Municipal. O procedimento é essencial para a continuidade do recebimento do benefício.

Segundo a gestora municipal de Desenvolvimento Social, Simone Bifani, os casos mais urgentes serão priorizados, para que os recadastramentos sejam feitos antes das datas limites. O atual fluxo de atendimento será importante para agilizar o processo, segundo ela. “Com o horário agendado no CRAS, o morador chega ao Cadastro Único de posse da documentação necessária, sem o risco de precisar voltar a outra hora. O cadastro leva de 40 a 50 minutos para ser finalizado”, explica.

Renata Aparecida Cândido, 35 anos, tem três dos seis filhos já cadastrados e compareceu ao Cadastro Único, para fazer o cadastro de outros dois que passaram a morar com ela recentemente. “Sou beneficiária desde 2003 e sempre fui bem atendida. Hoje não foi diferente”, elogia. “Esse apoio tem sido bastante importante, para comprar material escolar, entre outras coisas”, agradece.

Como se recadastrar

1- O beneficiário do Bolsa Família deverá procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa com os documentos exigidos para o recadastramento. No CRAS será realizada a triagem e o agendamento da data e horário para atendimento centralizado no Cadastro Único.

2- Com os documentos necessários em mãos, o beneficiário deverá comparecer, na hora marcada, ao Cadastro Único, para o recadastramento no sistema do Governo Federal. O endereço é Rua Pedro Poloni, 36 – Centro.

O beneficiário não deverá comparecer diretamente ao Cadastro Único.

Documentos necessários

Maiores de 18 anos que moram na casa

Obrigatórios (não é necessário xerox):

– Comprovante de residência atual, de preferência a conta de energia elétrica do imóvel;

– RG, CPF, titulo de eleitor;

– Certidão de nascimento ou casamento, ou termo de averbação.

– Carteira de trabalho, mesmo sem registro.

– Último holerite ou comprovante de aposentadoria (caso estiver registrado ou aposentado).

Menores de 18 anos que moram na casa

Obrigatórios (não é preciso cópia):

– Certidão de nascimento;

– RG e CPF (obrigatório a partir de 7 anos);

– Declaração escolar atual, de todos que estudam.

Localizações dos CRASs

Os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h30, nos seguintes endereços:

CRAS Norte

Rua Capivari, 405 – Vila Real;

CRAS Central

Rua José Silva Leme, 62 – Jardim do Lar (próximo à Praça CEU);

CRAS Oeste

Avenida Bertioga, 1375 – Jardim Bertioga.