Várzea Paulista é destaque, mais uma vez, na imprensa nacional

Infraestrutura - Destaques

Repórter Eco da TV Cultura e portal da Revista Exame produzem reportagens onde o município é citado

 

O mês mal começou e Várzea Paulista já foi destaque em duas matérias na mídia nacional. No dia 02 de julho, a TV Cultura e o portal da Revista Exame citaram o município em suas reportagens.

 

O programa Repórter Eco, da TV Cultura, falou sobre o trabalho de despoluição do Rio Jundiaí, destacando o renascer da vida no curso d’água após 30 anos de abandono. A reportagem contou com a presença da especialista em Recursos Hídricos do SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, que contou sobre o passado glorioso do rio, quando era usado para lazer e a prática esportiva. Malu destacou que a despoluição do Rio Jundiaí contribui para a salvação do Rio Tietê. “Conforme os afluentes jogam água limpa no Tietê, ele vai renascendo”, afirma.

 

O vídeo fala sobre o trecho do rio em Várzea Paulista, que recebia esgoto doméstico e industrial, mas que agora, com o processo de despoluição são retiradas das águas 257 toneladas por mês de matéria orgânica. Isso tornou o trecho do Jundiaí, um rio com águas limpas e próprias para a captação do abastecimento doméstico. Além da restauração da mata ciliar que contorna o rio.

 

 

Mobilidade Urbana

 

A matéria divulgada pelo portal da Revista Exame, fala sobre o ranking ‘Connected Smart Cities’, que avaliou mais de 500 municípios brasileiros e listou os 50 melhores no quesito mobilidade e acessibilidade. Várzea Paulista ficou na 33ª posição, ficando a frente de municípios como Jundiaí, Ribeirão Pires, Poá e Suzano.

 

A pontuação produzida pela Urban Systems leva em consideração oito critérios: proporção entre ônibus e automóveis, idade média da frota dos meios de transporte públicos, quantidade de ônibus por habitante, variedade dos meios de transporte, extensão de ciclovias, rampas para cadeirantes (acessibilidade), número de voos semanais (conectividade com outras cidades) e transporte rodoviário.