Várzea Paulista participa do seminário estadual ‘Semear Educação’

Educação - Destaques

Representantes do município aprovaram debate de experiências bem-sucedidas que melhoraram ensino em escolas públicas, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, e gestoras educacionais da cidade participaram do seminário “Semear Educação”, promovido pelo TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), na última quinta-feira (29), no Palácio dos Bandeirantes, na capital. Para o gestor, o encontro, com a participação do governador Geraldo Alckmin e de prefeitos e gestores de educação de várias cidades, foi bastante proveitoso. “O evento nos deu a certeza de que nossa educação está no caminho certo, com a seriedade administrativa e pedagógica necessária”, avalia.

A gestora executiva de Educação, Magali Souza, destacou a importância da palestra com o tema “A educação nas cidades paulistas: fragilidades e pontos altos revelados pelo IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal)”. Gustavo Fernandes, do TCESP e professor da Fundação Getúlio Vargas, explicou critérios de avaliação utilizados pelo órgão.

Também foram feitas câmaras com temas diversos, momentos para as trocas de experiências entre os representantes dos municípios presentes. Segundo Magali, as escolas municipais de Várzea Paulista têm recebido um importante trabalho de avaliação interna. “Compartilhamos experiências que apresentaram ações que agregarão valor ao que estamos realizando, das quais destaco formas e estratégias de análises mais aprofundadas dos dados das avaliações, e estratégias de intervenção. Foi algo muito produtivo. Tomamos nota de vários e-mails, para fazermos contatos e trocarmos mais ideias em relação ao que foi apresentado”, relata.

Por meio das várias partes do seminário, demonstrou-se que a cidade está no caminho certo e agora tem ainda mais instrumentos para aprimorar políticas já adotadas e implementar novas ações com o fim de atingir os objetivos educacionais. “Entre o que já realizamos, destacamos a avaliação com o fim de acompanhar a aprendizagem, algo bastante enfatizado, à tarde, como a forma mais eficiente de monitorar, obter dados e intervir por meio de estratégias para avanços na aprendizagem. Também pontuamos a formação do professor em serviço e o ambiente escolar como espaço que contribui a essa formação, assim como as ações da Unidade Gestora de Educação”, explica.

Base Nacional Curricular

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que institui e traz fundamentos pedagógicos para todo território nacional, estabelecerá objetivos e competências  de aprendizagem e desenvolvimento desde a Educação Infantil ate o Ensino Médio. O tema também foi bastante discutido. “Em nosso município, realizamos a leitura da segunda versão com os professores e elaboramos contribuições que foram encaminhadas para o Ministério da Educação. O conjunto de diretrizes está previsto para ser oficialmente implantado em 2019, mas a orientação é que os municípios já organizem ações para viabilizá-lo”, declara Magali.

Educação varzina com resultado histórico

Várzea Paulista conseguiu, em 2016, a nota 6,4 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), após avaliação do Ministério da Educação. Além de superar a meta prevista – 6,3 – o índice representa um aumento de 20,8% em relação à nota de 2012 (5,3), obtida antes do início da gestão de Juvenal Rossi, em 2013. “Todas as escolas do município atingiram a meta prevista”, complementa.

Segundo Magali, o seminário “Semear Educação” também permitiu pensar sobre as várias medidas que possibilitaram o considerável avanço na cidade. A implantação da avaliação interna com os alunos do município desde 2013, com o acompanhamento do  processo de aprendizagem e o direcionamento do trabalho da equipe da Unidade Gestora de Educação, por meio de dados, possibilitou  agir e intervir de maneira positiva e assertiva no trabalho desenvolvido nas escolas. “Essas estatísticas também permitem nos permitem perceber que avaliar e acompanhar os trabalhos feitos, algo presente na fala de todos os participantes do encontro, assegura que nossa atuação tem contribuído, de fato, com a educação do município”.

A Unidade Gestora de Educação já atua para melhorar ainda mais os índices das escolas,. “Temos reuniões quinzenais com a coordenação pedagógica para orientarmos e cobrarmos o trabalho pedagógico; direcionamos HPTC (horário de trabalho pedagógico coletivo), momento para planejamento conjunto das aulas, entre os professores; e realizamos reunião por setor considerando as necessidades de cada região, para trocarmos experiências e atuarmos com situações pontuais”, relata Magali. “Essas reuniões nos propiciam elementos que organizam nossas ações”, finaliza.

Outras presenças

O evento também contou com a presença do secretário estadual de Educação, José Roberto Nalini; o presidente do TCESP, Sidney Beraldo; e a diretora administrativa da Unidade Gestora de Educação de Várzea Paulista, Ivete Musseli. Representantes de outras instituições realizadoras do seminário estiveram presentes: o presidente do UNDIME-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo), Luiz Miguel Garcia; o diretor-executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne; e a diretora-executiva da Fundação Brava, Miriam Ascenso.