Prefeito e representantes da Cetesb visitam área para possível instalação de represa

Governo e Administração - Destaques

Área próxima à Marginal do Rio Jundiaí faz parte do projeto para instalação de reservatório municipal

O prefeito Juvenal Rossi recebeu em seu gabinete na manhã de terça-feira (27) representantes da Cetesb, Sabesp e das unidades Gestoras de Meio Ambiente, Infraestrutura, Obras e Desenvolvimento Econômico para debater dois importantes assuntos para o município: a criação de uma represa na cidade e a liberação da verba do Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí (CERJU). O valor de aproximadamente R$ 400 mil, retido desde 1993, será usado para a construção de uma rede coletora para tratamento de esgoto das empresas próximas a Marginal do Rio Jundiaí.

O primeiro tema, e um objetivo antigo do prefeito – a criação de uma represa em Várzea Paulista, foi amplamente debatido. A gerente da Cetesb Jundiaí, Renata Araújo Loes, informou os trâmites burocráticos que devem ser tomados para obter as licenças, para então, dar início ao projeto. Segundo ela, o projeto da represa – a ser desenvolvido pela Prefeitura, deve ser apresentado ao Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB, em São Paulo. “Vamos colaborar no que for possível, passando todos os contatos e auxiliando no que estiver ao nosso alcance”, diz Renata.

Para Juvenal, o grande objetivo do encontro é saber o caminho a ser seguido. “Atualmente estamos vulneráveis em relação a áreas de captação de água, precisamos nos preparar para o abastecimento das futuras gerações”, relata. Segundo o prefeito, Várzea Paulista, como o próprio nome já diz, era um local com uma grande quantidade de água, mas atualmente luta para conquistar um lugar onde esse bem tão precioso possa ser armazenado. “A água de nossa cidade não foi preservada, então precisamos agir o quanto antes para buscar meios de ao menos minimizar essa situação”, afirma.

Após a conversa, o prefeito, as representantes da Cetesb e os gestores municipais visitaram o possível local onde a represa deve ser instalada, ao lado da Recicladora de Entulho – RMP, na Marginal do Rio Jundiaí. “Este terreno já possui muita água, e conforme as escavações da represa forem iniciadas, é bem provável que novas minas d’água surjam”, sugere Juvenal.

CERJU

Durante o encontro também foi debatida a liberação da verba do Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí, no valor de R$ 400 mil, que será usada para a construção pela Sabesp, de uma rede coletora para tratamento de esgoto das empresas próximas a Marginal do Rio Jundiaí.

Segundo o gestor de Meio Ambiente, João de Lima, os representantes das empresas que fizeram parte do decreto, de 1993, já foram acionados e uma nova portaria deve ser publicada nos próximos dias, para que a liberação do valor tenha andamento. “Temos grande interesse em agilizar esse projeto”, falou. As empresas que fizeram parte do antigo decreto são Continental, Elekeiroz, Tinturaria Universo e Coldemar.

Para Marcelo Oliveira, gerente regional da Sabesp, a empresa tem grande interesse em ampliar o índice de esgoto coletado na cidade, que atualmente é de 94%. “Este é um trabalho conjunto, que beneficiará diversas pessoas. A vantagem desta verba é a agilidade na compra do material”.

O prefeito destaca que a melhoria na coleta de esgoto na área da Marginal, beneficiará as empresas da região, mas também trará benefícios para a via. “Temos projetos de revitalizar a Marginal do Rio Jundiaí, para garantir mais segurança aos motoristas que transitam pelo local. Portanto a instalação dessa rede de esgoto deve ser feita antes, para que o asfalto não seja cortado posteriormente”, comentou Juvenal. “Agora estamos em busca de verba junto aos governos estadual e federal para desenvolver a iniciativa de revitalização”, conclui Juvenal.