Saúde de Várzea Paulista realiza projeto que ajuda a prevenir hipertensão, diabetes e colesterol

Saúde - Cotidiano

Grupo de apoio conta com um médico endocrinologista e uma nutricionista; todas as Unidades Básicas de Saúde realizam as orientações.

 

Com cerca de 100 mil óbitos por ano, as doenças cerebrovasculares, como o AVC (acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame), são as principais causas de morte no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Logo atrás aparece o infarto agudo do miocárdio, com mais de 85 mil mortes, seguido pela pneumonia, com 68 mil, e pelo diabetes, que mata mais de 58 mil pessoas por ano no país. Todas essas doenças estão diretamente ligadas à hipertensão, ao diabetes ou ao colesterol ruim alto, ou até mesmo às três patologias ao mesmo tempo.

 

A prevenção e o controle dessas doenças são reconhecidamente os melhores métodos para se evitar mortes, por isso o acesso às informações é de fundamental importância a toda população.

 

O Grupo Educação em Saúde da Unidade Gestora em Saúde da Prefeitura de Várzea Paulista é um importante projeto de palestras e reuniões para a divulgação de informações sobre prevenção das principais doenças causadas por hipertensão, diabetes e dislipidemias (colesterol ruim alto).

 

 

O projeto é conduzido pela médica endocrinologista Dra. Débora Simone Bichara Ratier e pela nutricionista Luana Souza, que passam orientações fundamentais para a prevenção e controle dessas doenças que são crônicas, não têm cura e que se não tratadas corretamente levam à morte.

 

 

Dentre as principais orientações que são passadas estão: a prática de exercícios físicos regularmente; cortar o excesso de sódio (sal) na alimentação, além de ficar atento ao sódio oculto em alimentos industrializados e evitar outros muito gordurosos, frituras e doces. O hábito de fumar também é grande agravador do aumento da pressão arterial, por isso, o indicado é parar de fumar. Outras duas importantes dicas são o de nunca interromper o tratamento sem a orientação do médico e evitar o estresse.

 

Esse trabalho é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Cada dia uma UBS é contemplada conforme a demanda apresentada nos exames realizados e conforme a disponibilidade da agenda.

 

Para participar, basta procurar a UBS mais próxima da sua casa e verificar quando será a próxima palestra.