Novos membros do Conselho da Pessoa Idosa tomam posse

Desenvolvimento Social - Destaques

Participantes eleitos receberam palavras de incentivo de autoridades municipais e são diplomados, em cerimônia oficial

O CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) de Várzea Paulista teve a posse oficial dos novos membros realizada na tarde da última quarta-feira (14), no auditório da Praça CEU. Os componentes, que conduzirão as ações do órgão pelos próximos dois anos, receberam seus diplomas e declarações encorajadoras de autoridades executivas e legislativas do município. A nova composição lutará por políticas públicas em benefício à terceira idade, na cidade, e fiscalizará as ações da Prefeitura.

O prefeito Juvenal Rossi declarou que a Prefeitura deve ter uma quantidade maior de recursos a áreas como de lazer e outras que beneficiam a terceira idade, no segundo mandato do gestor, uma vez que no anterior foi preciso destinar mais verbas a obras estruturais. Ele espera que os novos conselheiros possam atuar com o fim de conquistar novas políticas públicas de acordo com a realidade de Várzea Paulista. “É preciso saber pensar e construir de forma coletiva. As políticas públicas precisam envolver a comunidade, que poderá ajudar a realizar as mudanças necessárias. É necessário sonhar, para iniciar as conquistas que almejamos”, defendeu.

O público-alvo deve ser sempre levado em conta, segundo o administrador. “Temos de ouvir nossos munícipes que usufruirão os benefícios que poderão ser promovidos pelas novas políticas, para que elas contemplem de fato o que anseiam”, finalizou.

A gestora municipal de Desenvolvimento Social, Simone Bifani, elogiou o trabalho da presidente do CMPI ao longo do último biênio, Terezinha Udovic, e informou aos presentes que sua pasta está à disposição do CMPI. “Quem tem mãe ou sogra, como eu, sabe a importância de cuidar de cada uma das pessoas idosas. E isso deve ser feito enquanto estão vivos, para a sua valorização”, afirmou. “Quero contar com vocês, porque têm muito a me ensinar”.

Nova data importante

O vereador Osmar do Mirante destacou, na cerimônia, a aprovação da nova Lei Municipal, que coloca no calendário municipal o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – 15 de junho. “O projeto é de autoria minha, em conjunto com os parlamentares Claudenir Nil e Fernando Pasqualino”, explicou.

Com a data, instituída em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, permite que se prevejam recursos no orçamento municipal. A verba poderá ser usada para ações de conscientização de que de fato esse tipo de violência existe, além de outros trabalhos no âmbito municipal.

Representantes da sociedade civil organizada

Entidades sem fins lucrativos e/ou grupos de acolhimento ou cuidado a idosos

Titular: Maria Inês Moura Peres;

Suplente: Geraldo Monteiro;

Titular: Patrícia Pires Araujo;

Suplente: Damiana Antônia da Trindade Nunes;

Associações de idosos

Titular: Rosalina Manoela Lucchesi;

Suplente: Eurides Fernandes de Matos;

Titular: Terezinha Pereira Udovic;

Suplente: José Firmiano;

Idoso pertencente à sociedade civil

Titular: João Vicente da Silva;

Suplente: Maria de Fátima Nunes Silva;

Membros do poder executivo

Também fazem parte do CMPI membros indicados pelo Governo Municipal, representantes das Unidades Gestoras Municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Trânsito e Assuntos Jurídicos. Cada pasta conta com um titular e um suplente.

Etapas a seguir

Nesta semana, em data a ser definida, os novos membros farão a assinatura dos termos de posse e será eleito o novo presidente da entidade.

A primeira reunião ordinária, aberta ao público, será feita no próximo dia 12 de julho, às 14 horas, na escola Musicarte. O endereço é Rua Manoel Gonçalves, 200 – Jardim Primavera – Várzea Paulista.