Novos membros do Conselho da Criança e do Adolescente tomam posse

Desenvolvimento Social - Destaques

Integrantes, definidos após a eleição da última segunda (5), receberam incentivos de autoridades presentes e assinaram termo de posse

Os novos componentes do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Várzea Paulista tomaram posse oficialmente na tarde da última sexta-feira (9), em cerimônia realizada no auditório da Praça CEU. Os membros fizeram a assinatura do termo de posse e receberam palavras de incentivo da nova presidente do órgão, Tânia Maura Gomes, e de outras autoridades da cidade. A equipe passa a conduzir as ações do biênio 2017-2019.

A presidente deixou clara a enorme vontade de fazer o Conselho ter grandes resultados. “Agradeço a oportunidade de presidir o CMDCA. Nosso compromisso é com o trabalho em conjunto”.

Ela também fez uma reflexão sobre a criança que existe dentro de cada adulto. Em seu texto, Tânia ponderou que algumas pessoas, ao longo da vida, acabam por perder essa essência e deixam de viver momentos prazerosos como se lambuzar com alguma guloseima. “Adultos são, na verdade, crianças que cresceram. Os sonhos, lá no fundo, continuam”.

Tânia também relatou que, aos 12 anos, foi muito amparada por uma professora. A docente a ensinou a ler, dava-lhe apoio aos finais de semana, chegou a doar à garota sapatos, uniforme, roupas novas, e até um lanchinho escondido dos outros alunos na hora da merenda. “Assim como eu fui amparada, há milhares de jovens que também desejam ser adultos um dia, ter um emprego, formação, ajuda da família e talvez até mesmo estar aqui neste Conselho, para apoiar crianças e outros jovens”, destacou.

A gestora municipal de Desenvolvimento Social, Simone Bifani, também presente, colocou-se à disposição para ajudar o CMDCA. “Precisamos apoiar essas crianças e adolescentes. Se, para nós que temos família, a vida já não é fácil, imaginem para muitos que nem contam com essa estrutura. É muito mais difícil”.

A administradora aproveitou a oportunidade para revelar que já existe a busca de novas possibilidades de cursos para os jovens varzinos, por parte da pasta.

O gestor de Planejamento e Inovação, David Alexandre, representou o prefeito Juvenal Rossi e enalteceu a importância do colegiado que tomou posse. “O CMDCA tem alguns desafios pela frente e já tenho como meta apoiar, por meio da pasta que chefio, o órgão na busca de destinações vindas das contribuições de pessoas físicas e empresas com o Imposto de Renda. É um trabalho que já existe e poderá ser fortalecido, por meio de uma campanha empreendida pelo setor de comunicação institucional, que temos à nossa disposição. Dessa forma, poderemos conscientizar a população e os nossos servidores municipais da importância de realizar essas doações, que ajudarão a custear projetos relevantes para nossos jovens”, explicou.

Composição

Membros da sociedade civil

Luiz Antonio Lopes Garcia (APAE de Várzea Paulista) – titular;

Tatiane R. Missari Cardoso (APAE de Várzea Paulista) – suplente;

Edevaldo Pereira dos Santos (Expressão Brasil) – titular;

Adnan Martins de Oliveira (Expressão Brasil) – suplente;

Sonia Maria Damião (Guardinha de Várzea Paulista) – titular;

Vera Lucia Povoa Pastri (Guardinha de Várzea Paulista) – suplente;

Carlos Magno (Núcleo de Artes) – titular (vice-presidente eleito);

Geralda Aparecida Dias – (Núcleo de Artes) – suplente;

Mislaine Silva dos Santos (Sítio Agar) – titular;

Vera Lucia Lopes dos Santos (Sítio Agar) – suplente;

Membros do Governo Municipal

Fabiana Vieira da Cunha Souza (Unidade Gestora de Desenvolvimento Social) – titular;

Cristian Steiner Molida (Unidade Gestora de Desenvolvimento Social) – suplente;

Flávia da Costa Santos de Carvalho (Unidade Gestora de Educação) – titular;

Íris Midori Nozaki (Unidade Gestora de Educação) – suplente;

Elaine Cristina Zanetti Fonseca (Unidade Gestora de Saúde) –  titular;

Eliane Barros de Araújo (Unidade Gestora de Saúde) – suplente;

Julio Rafael Nalesso Ferraz (Casa Civil) – titular;

Diana Zanchin Ferraz (Casa Civil) – suplente;

Tânia Maura Gomes (Unidade Gestora de Planejamento e Inovação) – titular;

Bruna Lenise Ribeiro Masson – (Unidade Gestora de Planejamento e Inovação) – suplente.

Mais sobre a nova presidente

Professora de história, Tânia tem vasta experiência e conhecimentos na área da educação, em mais de 15 anos de envolvimento com crianças e adolescentes. Foi suplente do Conselho Tutelar de Campo Limpo Paulista, na década de 1990. Atualmente, desempenha função gerencial na Unidade de Planejamento e Inovação, com a prestação de assessoria especial ao gestor municipal, David Alexandre.

Próximos passos

Em breve, os dias e horários das próximas reuniões ordinárias (comuns) serão definidos e divulgados. Nos encontros, são feitas as discussões para as medidas de fiscalização do poder público municipal e propostas de políticas públicas em benefício dos jovens varzinos.

O espaço fica na Rua João Póvoa, s/n – Jardim do Lar – Várzea Paulista.