Unidade de Trânsito recolhe veículos abandonados e torna a cidade mais limpa e segura

Trânsito - Destaques

Retirada é feita mediante solicitação à Ouvidoria; Fiesta foi recolhido da Rua Arapuã, na Vila São José, na última segunda-feira (5)

A Unidade Gestora de Trânsito de Várzea Paulista realiza a retirada de veículos abandonados em vias públicas da cidade, em conjunto com o serviço de guincho particular. O setor faz o procedimento com base na Lei Municipal de Retirada de Veículos Abandonados (Lei nº 2.177/2013). “Com a medida, evitamos que esses automóveis poluam visualmente o local; abriguem prostituição, tráfico de drogas ou outras formas de violência; ou até mesmo gerem criadouros de dengue”, explica o gestor municipal da pasta, Oseas Martins.

Segundo o gerenciador, todas as segundas-feiras, uma equipe do setor vai aos pontos que geraram reclamações na Ouvidoria do Município e faz as notificações. “Após esse procedimento, o proprietário tem o prazo de sete dias para recolher o carro e, quando isso não é feito, o automóvel é guinchado”, explica.

De acordo com o responsável, quando o carro vai a um dos quatro pátios de guincheiros particulares da cidade, o dono precisa fazer o pagamento de multas específicas e providenciar a documentação exigida pelo local, para poder recuperar o automóvel.

Martins explica que, a cada 10 notificações feitas, apenas dois carros precisam ser recolhidos, após o prazo de sete dias. Foi exatamente a proporção obtida entre o último 29 de maio (segunda-feira) e a última segunda-feira (5): dos cinco proprietários notificados, apenas um manteve o carro (um Fiesta) na Rua Arapuã, na Vila São José, que foi recolhido pela manhã. De janeiro deste ano até agora, 55 veículos já foram retirados das vias, seja pelo próprio proprietário ou pela Prefeitura.

Como fazer a denúncia à Ouvidoria

Para denunciar a presença dos carros abandonados, basta contatar o Setor de Fiscalização pelo telefone 4596-9665, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas; também pode ser acionada a GCM (Guarda Civil Municipal), pelo telefone 153; outro canal é a Ouvidoria, junto ao qual a denúncia pode ser registrada pelo telefone 4595-0037 ou presencialmente (no Facilita), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; ou pelo link, 24 horas por dia, durante toda a semana. Após abrir o protocolo, também há a opção de enviar possíveis fotos necessárias ao e-mail ouvidoria@varzeapaulista.gov.br

O Facilita está localizado na Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar, Várzea Paulista.