Diretor da Defesa Civil varzina participa da 5ª Plataforma Global de Redução de Riscos e Desastres

Governo e Administração - Destaques

Evento, entre 22 e 26 de maio, na cidade de Cancún, no México, proporcionou discussões sobre cidades resilientes e trocas de experiências

De 22 a 26 de maio, o diretor de Defesa Civil de Várzea Paulista, Cristiano Vargas, participou da 5 ª Plataforma Global de Redução de Riscos e Desastres, em Cancún, no México. O objetivo do encontro foi fomentar discussões sobre as cidades resilientes em nível mundial e promover a troca de experiências com equipes brasileiras e internacionais.

Cristiano informa que participou de todas as plenárias possíveis, no intuito de aproveitar o evento ao máximo. Entre os encontros, ele destaca questões sobre como socorrer pessoas com necessidades especiais e resgatar animais nos momentos de desastres. “Acessibilidade e parcerias com ONGs  foram assuntos que acrescentaram muito no meu trabalho”, diz.

O diretor informa que se inscreveu para participar do evento no ano passado e arcou com todos os gastos da viagem. “Meu intuito ao participar da atividade foi conhecer a realidade de outros países e adaptar alguns pontos para o nosso dia a dia, principalmente na questão da prevenção com o apoio da população”, fala. Entre as parcerias firmadas, Vargas destaca a do Ibama, com a Prevfogo. “Solicitamos cursos e ações de prevenção de incêndios florestais, principalmente em áreas de preservação do meio ambiente”.

Participaram da 5ª Plataforma Global de Redução de Riscos e Desastres, representantes de países da África, América Latina, Europa e Ásia.