Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente tem nova composição

Desenvolvimento Social - Destaques

Novos integrantes foram eleitos na manhã da última segunda (5); presidente Tânia Maura Gomes quer conhecer serviços oferecidos e buscar soluções para as demandas existentes

O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Várzea Paulista teve seus novos membros eleitos, na manhã da última segunda-feira (5), na APAE da cidade. Foram escolhidos cinco membros titulares, da sociedade civil organizada (entidades envolvidas com a causa), além de seus cinco suplentes. Os novos componentes farão parte do Conselho, junto dos cinco titulares, representantes da Prefeitura e indicados pelo prefeito Juvenal Rossi, que também contarão com seus suplentes. Os conselheiros conduzirão as ações do órgão pelos próximos dois anos.

A presidente eleita, Tânia Maura Gomes, do Governo Municipal, está otimista e espera que as reuniões sejam realizadas nas várias instituições que lidam com crianças e adolescentes, dentro da cidade. “Acho que esse é o primeiro caminho. Tenho interesse em conhecer todas as entidades e trabalhos oferecidos às crianças e adolescentes de Várzea Paulista, a fim de diagnosticar possíveis demandas, e, dessa forma, criar, junto dos demais membros do Conselho, um plano de ação para o biênio que se inicia. Dessa forma, coloco-me, desde já, à disposição da comunidade e órgãos competentes”, destacou.

A supervisora de ensino, Carmen Célia Matias, que ocupou, interinamente, a vice-presidência do CMDCA por cerca de seis meses, no ano passado, encorajou os novos conselheiros. A profissional teve papel fundamental na condução dos trabalhos realizados, inclusive a eleição de novos conselheiros tutelares, e destacou a importância do órgão. “O Conselho tem tanta força quanto o prefeito, para fiscalizar e propor novas ações governamentais. Desejo-lhes coragem, na luta pelas crianças e adolescentes da cidade. Quando esse serviço é feito de maneira séria, dá resultado”.

Composição

Membros da sociedade civil

Luiz Antonio Lopes Garcia (APAE de Várzea Paulista) – titular;

Tatiane R. Missari Cardoso (APAE de Várzea Paulista) – suplente;

Edevaldo Pereira dos Santos (Expressão Brasil) – titular;

Adnan Martins de Oliveira (Expressão Brasil) – suplente;

Sonia Maria Damião (Guardinha de Várzea Paulista) – titular;

Vera Lucia Povoa Pastri (Guardinha de Várzea Paulista) – suplente;

Carlos Magno (Núcleo de Artes) – titular (vice-presidente eleito);

Geralda Aparecida Dias – (Núcleo de Artes) – suplente;

Mislaine Silva dos Santos (Sítio Agar) – titular;

Vera Lucia Lopes dos Santos (Sítio Agar) – suplente;

Membros do Governo Municipal

Fabiana Vieira da Cunha Souza (Unidade Gestora de Desenvolvimento Social) – titular;

Cristian Steiner Molida (Unidade Gestora de Desenvolvimento Social) – suplente;

Flávia da Costa Santos de Carvalho (Unidade Gestora de Educação) – titular;

Íris Midori Nozaki (Unidade Gestora de Educação) – suplente;

Elaine Cristina Zanetti Fonseca (Unidade Gestora de Saúde) – titular;

Eliane Barros de Araújo (Unidade Gestora de Saúde) – suplente;

Julio Rafael Nalesso Ferraz (Casa Civil) – titular;

Diana Zanchin Ferraz (Casa Civil) – suplente;

Tânia Maura Gomes (Unidade Gestora de Planejamento e Inovação) – titular;

Bruna Lenise Ribeiro Masson – (Unidade Gestora de Planejamento e Inovação) – suplente.

Mais sobre a nova presidente

Professora de história, Tânia tem vasta experiência e conhecimentos na área da educação, em mais de 15 anos de envolvimento com crianças e adolescentes; foi suplente do Conselho Tutelar de Campo Limpo Paulista, na década de 1990. Atualmente, desempenha função gerencial na Unidade de Planejamento e Inovação, com a prestação de assessoria especial ao gestor municipal, David Alexandre.

Próximos passos

Nesta sexta-feira (9), às 14 horas, ocorre a posse da nova composição, no auditório da Praça CEU.

Após a cerimônia, serão definidos, em breve, os dias e horários das próximas reuniões ordinárias (comuns) serão divulgados. Nos encontros, são feitas as discussões para as medidas de fiscalização do poder público municipal e propostas de políticas públicas em benefício dos jovens varzinos.

O espaço fica na Rua João Póvoa, s/n – Jardim do Lar – Várzea Paulista.