Prefeitura inicia elaboração do planejamento estratégico municipal

Planejamento e Inovação - Destaques

Treinamento dado a diretores, coordenadores e gestores municipais reforçou a importância de estabelecer e seguir as metas estratégicas para os próximos quatro anos

A Prefeitura de Várzea Paulista promoveu, na manhã da última quarta-feira (31), um treinamento intitulado Contabilidade Pública e Execução Orçamentária, no auditório da Praça CEU. No encontro, conduzido pela Unidade Gestora de Planejamento e Inovação, o consultor financeiro, Luiz Fernando Roncada, da empresa Visão Consultoria forneceu aos líderes presentes, muitos dos quais são novos em suas funções, de todas as pastas municipais, importantes informações e procedimentos para o planejamento orçamentário do atual mandato. “É importante avaliar os últimos quatro anos de governo e, agora, temos a oportunidade de deixar claro a nossos servidores municipais e para população o que eles devem esperar nos próximos quatro anos”, explicou o gestor municipal de Planejamento, David Alexandre.

Entre os conceitos trabalhados, o palestrante abordou princípios como PPA (Plano Plurianual) – plano que estabelece diretrizes, metas e objetivos para os quatro anos que vão do segundo ano do mandato ao primeiro do próximo ciclo de governo – e a LOA (Lei Orçamentária Anual), que estabelece orçamento municipal para o próximo ano. Também foi destacada por Roncada a necessidade de adequar os projetos e atividades ao público-alvo específico de cada um. “Vocês têm as condições de estabelecer as formas de utilizar os recursos disponíveis, para atender bem a população, de acordo com as necessidades específicas do município”, explanou.

No encontro, houve espaço para a exposição de noções sobre receita pública e procedimentos contábeis importantes, como o preenchimento de planilhas de prestações de contas para os Tribunais de Contas do Estado e da União. Ao final, o consultor expôs casos específicos, como exemplos práticos de aplicação dos conceitos ensinados.

O prefeito Juvenal Rossi fez questão de prestigiar a formação e endossou a importância dos conhecimentos por ela possibilitados. “No serviço público, essa reciclagem é relevante, até mesmo para possíveis atuações futuras, após o nosso governo. Com ainda mais qualificação, será possível que, juntos, consigamos realizar boas ações para nosso povo, de acordo com a arrecadação que obtivermos”.

Alguns vereadores também participaram do treinamento.

Aprovação

A técnica em gestão, Bruna Masson, considerou o encontro interessante e bastante pertinente. “Participar desse tipo de treinamento é muito relevante, sobretudo em meio à crise nacional atual, para que os gestores encontrem formas de utilizar bem o orçamento municipal, sem desperdício de recursos”, avaliou.

Formação

Luiz Fernando Roncada tem vasta experiência em consultorias a órgãos públicos. O bacharel em ciências contábeis é pós-graduado nas áreas de: desenvolvimento gerencial e recursos humanos; gestão pública municipal; e planejamento estratégico e gestão pública.