Maio Amarelo conscientiza motoristas sobre os perigos do trânsito

Trânsito - Destaques

Palestras com funcionários da Prefeitura, alunos da Rede Municipal e ações no trânsito foram algumas das atividades realizadas

Durante todo o mês de maio, a Unidade Gestora de Trânsito realizou uma série de ações em celebração ao Maio Amarelo, movimento que tem como intuito chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Em Várzea Paulista foram ministradas palestras para os funcionários públicos, para os agentes de trânsito, para adolescentes do CRAS Norte e alunos da Cemeb Juvelita Pereira, na Vila Real. Além disso, foram realizadas ações externas nos semáforos e avenidas centrais da cidade, com a distribuição de folhetos informativos, adesivos e a presença do bonecão do trânsito. Os funcionários públicos e agentes de trânsito que participaram das palestras receberão um certificado.

Para uma das organizadoras da ação, a pedagoga da Educação de Trânsito Margarete Gasparini, a campanha superou as expectativas. “Nosso objetivo era a abordagem do tema puro e simples, mas que no decorrer das ações, os debates tão ricos, que aprofundamos mais o tema e consequentemente, abordamos um número maior de pessoas”, explica.

Segundo ela, um dos destaques do mês foi a ação nas escolas. “Sabemos que a criança é um multiplicador e elas absorvem com prioridade o que está sendo passado, pois em todas as palestras tivemos relatos de crianças que se envolveram em um acidente de trânsito ou tiveram um parente querido que se envolveu”, conta Margarete. “Ao fazerem o relato terminavam com uma observação tão grande e verdadeira de que se estivessem usando cinto, ou se o pai não tivesse com o celular na mão, nada teria acontecido”.

Participaram da campanha os agentes de trânsito Jason dos Santos e Homero Perini, o coordenador da Educação de Trânsito, Carlos Roberto Ferreira, a pedagoga da Educação de Trânsito, Margarete C. G. Gasparini, o animador do bonecão, André Ramiro, e o Gestor de Trânsito, Óseas Martins.

Palestra em Francisco Morato

As ações desenvolvidas em Várzea Paulista chamaram a atenção da cidade vizinha, Francisco Morato, que convidou os agentes de trânsito para realizarem palestras em uma escola municipal nos dias 6 e 7 de junho, sobre o Maio Amarelo. A atividade ocorrerá na Escola Municipal Isabel Lupianhes Romera Ryan, no bairro Recanto Regina.