Alunos da Cemeb João Aprillanti assistem à peça “A culpa é de quem?”

Educação - Destaques

Apresentação – fruto de parceria com o Instituto CCR – passou às crianças lições relevantes sobre os perigos da internet

Na última quinta-feira (31), mais de 520 alunos da Cemeb Prefeito João Aprillanti participaram de uma ação cultural, promovida pelo Instituto CCR. As crianças assistiram ao teatro infantil “A culpa é de quem?”.

De acordo com a coordenadora pedagógica Glauce Rocco é por meio do lúdico que as crianças aprendem importantes lições. “As informações são passadas de uma maneira mais fácil de ser assimilada, tudo fica mais claro e ganha significado na vida da criança”, explica. “Apresentar os perigos da internet, algo tão presente no nosso dia a dia, é muito importante”, avalia Glauce.

A diretora da unidade escolar, Cristina Carreri, falou sobre o acesso à cultura, que a iniciativa do Instituto CCR proporciona. “Os alunos ficam muito animados com tudo que saí de sua rotina. O teatro é uma ótima oportunidade de aprender, e quem sabe, até descobrir a paixão pela profissão”, diz.

O espetáculo teatral infanto-juvenil propõe o diálogo entre o mundo real e o virtual, equilibrando o uso da tecnologia com as relações interpessoais sem prejuízos para nenhum deles. Frases como ‘Nunca acesse a internet sem autorização, é perigoso’ e ‘Não se julgue o esperto’, fizeram parte da encenação.

Aventura cibernética

Aguardando a nova professora para apresentá-la à classe, um inspetor de alunos vê-se diante de um caso de bullying virtual em sala de aula. Diante do acontecimento sugere uma atividade diferente na sala de informática: uma viagem virtual para resgate dos valores perdidos naquele dia.

Sugados pelo computador, os alunos deixam de ser usuários externos e se tornam personagens de uma aventura cibernética em que o grupo deve trabalhar unido para desvendar enigmas relacionados a valores humanos.