Sarau Cultural reúne atrações de várias cidades e idades

Esporte e Lazer - Destaques

Edição deste mês trouxe, na última sexta-feira (26), muita descontração, variedade e a dupla sertaneja Buoena Jones e Manhanini

Todo mês, na última sexta-feira, a Prefeitura de Várzea Paulista realiza o Sarau Cultural, uma boa oportunidade para reunir apresentações culturais diversas, feitas por artistas profissionais e outras pessoas interessadas em fazer algum tipo de arte. Na noite do último dia 26, a Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) sediou o evento, totalmente aberto à população. O encontro contou com um roteiro livre e descontraído, marcado por poesia, muita música – do sertanejo da dupla jundiaiense Bueona Jones e Manhanini ao reggae -, piadas e até uma crônica animada com violão, sobre a morte.

Em um dos momentos mais tocantes, o artista e diretor Cultural da Prefeitura, José Moreyra, recitou uma crônica de sua autoria, intitulada Nota de Falecimento. O texto aborda, de forma muito criativa e concreta, dilemas da vida cotidiana e o que muitas vezes se espera de conhecidos em diversos momentos, em especial o do funeral.

No encontro, totalmente aberto a exposições diversas, também houve espaço para brincadeiras, como as de “o que é, o que é?” e músicas diversas, interpretadas por gente de Várzea Paulista, Jundiaí e até Franco da Rocha.

Hospitalidade varzina faz a diferença

Uma atração de destaque foi a dupla sertaneja Buoena Jones e Manhanini, de Jundiaí, que canta clássicos da música caipira, sucessos do sertanejo universitário e até outras canções populares, com uma roupagem mais sertaneja. Buoena tem longa estrada e, desde 1999, faz shows na região de Jundiaí. Nos palcos varzinos, o artista, que já participou de várias apresentações recentes, como em Encontros de Folia de Reis e festas da Orquivárzea, inclusive pela orquestra de violeiros Flor de Várzea, diz se sentir bem na cidade. “Aqui em Várzea Paulista, sempre que possível, gosto de me apresentar”, diz.

O cantor e compositor já teve grande destaque com a música Coração Volúvel, parte de uma grande coletânea de vários autores, gravada em 2000. O sucesso, tocado em mais de 150 emissoras de rádio, atraiu inclusive o interesse por sua compra. A canção aborda o desafio de lidar com a facilidade de se apaixonar, o sofrimento por ela causado e a necessidade de encontrar alguém para domar o coração em definitivo. Em 2003, Jones gravou um CD com outro artista, pela dupla Buoena & Paulo Afonso. “Tenho certeza de que meus filhos e netos poderão dizer que gravei, compus, fiz shows. Já fiz o meu nome, que está marcado”, comemora.

Quem também fez uma bela exposição foi Ademir Rezende. Morador de Franco da Rocha. O porteiro da creche Vereador José Pedro Musseli, de Várzea Paulista, há nove anos, já canta músicas românticas na cidade. No Sarau Cultural, ele saiu da escola e já veio à Praça CEU, muito bem vestido, para exibir sua voz grave e emocionante. “Gosto de participar dos saraus, pois sempre sou muito bem recebido. Esses encontros são bons para dar oportunidade a pessoas talentosas aqui da região e precisam mesmo ser incentivados”, declara.

O servidor gosta de cantar, já há alguns anos, às vezes em barzinhos, músicas românticas, sobretudo clássicos dos anos 60, 70 e 80, de feras como Jerry Adriani e Roberto Carlos. “Quando comecei a perceber que a plateia gostava e aplaudia, isso me fez muito bem e me motivou”, conta, sorridente.