Resgatar a boa fase da infância é o objetivo da Semana do Brincar

Educação - Destaques

Antigas brincadeiras são resgatadas para que as novas gerações também possam desfrutar da infância ao máximo

Na semana Mundial do Brincar as Unidades Gestoras de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Várzea Paulista realizaram diversas ações em escolas e Unidades Básicas de Saúde. Com a participação de educadores e profissionais da saúde, foram desenvolvidas atividades que tem a intenção de restaurar o hábito de brincar nas crianças de hoje em dia, que passam tanto tempo com games, tablets e celulares.

No Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Proinfância Antônio Bueno, no Jardim Paulista, as atividades foram voltadas para o despertar da curiosidade e reavivar a vontade de criar e brincar nos alunos, como conta Valéria Elisa, diretora da unidade. “Estamos tentando estimular as crianças”, explica. “Elas produzem os próprios brinquedos com caixas de papelão, pratinhos de papel e garrafas PET, utilizando materiais recicláveis”. Na hora de colocar a mão na massa a garotada se anima e bota a mente para funcionar. “A parte criativa é toda prática. Eles têm as ideias e já começam a fazer” diz Ana Claúdia, professora da creche.

Na escola, todos participaram das atividades, inclusive os alunos, lá o trabalho foi diferente, mas não menos divertido. Meninas e meninos brincaram com um carro e uma “mini cozinha” e as professoras mostram que não deve existir diferença de gênero na hora de se divertir. Os móveis e o carrinho foram confeccionados por eles durante o mês e na hora de brincar todo mundo se juntou, “Como são atividades que eles veem no dia a dia com os pais em casa, nós quisemos trazer isso para dentro da sala de aula” conta a professora Nathália.

Já na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Promeca as atividades contaram com a participação de pais e crianças. Quem esteve na unidade para se consultar com o pediatra foi surpreendido pela ação promovida pela equipe de saúde. “Nós estamos fazendo uma atividade com tinta, na qual pais e filhos pintam as mãos e depois carimbam na folha sulfite para registrar as digitais”, relatou a enfermeira da UBS, Elaine Zanetti.

Cleonice, também da equipe de saúde, revelou que a atividade esteve bem agitada. “Muita gente já passou por aqui hoje, e todo mundo entrou na brincadeira e aprovou”. Paulo, que levou os filhos Arthur, David e Emanuel para se consultarem na unidade, aproveitou para participar da ação. “É muito positiva esta interação com as crianças, faz bem estimular a imaginação delas”. E completou: “saúde não é só a física, é a mental também”.

Responsável pela ação, Elaine fez questão de destacar a importância da semana do brincar em Várzea Paulista. “Estimular os pais a passarem mais tempo com seus e filhos é fundamental para um ambiente familiar sadio”, afirmou. “Dentro da Semana do Brincar, nós estamos mostrando a importância que as brincadeiras têm no desenvolvimento de uma pessoa saudável e feliz”.