Várzea Paulista participa da Semana do Brincar

Educação - Destaques

Setores de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social se unem em prol do resgate das brincadeiras antigas

 

 

Durante toda a semana, os setores de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Várzea Paulista celebram a Semana Mundial do Brincar. O objetivo é resgatar a qualidade do tempo e das interações das crianças através das brincadeiras infantis.

 

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Nilsa Victorino, o intuito é alertar os pais de que as crianças estão perdendo o tempo da infância, e que isso se refletirá negativamente na fase adulta. “O lúdico é de extrema importância para o Desenvolvimento Humano. Os celulares, a televisão e outros eletrônicos estão servindo de babás, passatempo para as crianças e, desta forma, estão prejudicando as interações familiares”, alerta.

 

A enfermeira da UBS do Jardim Promeca, Elaine Zanetti, destaca que a Semana do Brincar também é um momento de reflexão para os adultos. “Os pais precisam entender que as crianças precisam brincar, que esses momentos auxiliam no desenvolvimento neurológico e psicomotor dos pequenos”, diz. “As famílias precisam passar mais tempo juntos e deixar um pouco os celulares e vídeo games de lado”, indica Elaine.

  

As escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e UBS vão promover durante toda a semana atividades lúdicas de resgate das brincadeiras antigas.

 

 

O brincar que encanta o tempo

 

Em 2017, o tema que norteia o evento é “O brincar que encanta o tempo”, uma defesa pelo tempo de ser criança e pelo brincar livre. A Semana é uma iniciativa da Aliança Pela Infância, e acontece desde 2009, sempre atrelada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28 de maio. Para a instituição o Brincar é extremamente importante, pois acredita que as crianças precisam de tempo para ser crianças.

 

 

De que brincar estamos falando?

 

– Atividade essencial com fim em si mesma;

 

– Instrumento de expressão e desenvolvimento da criança;

 

– Resgate cultural das brincadeiras de rua e vivências lúdicas;

 

– Fonte de aprendizado, transmissão de saberes e de educação para todos;

 

– Expressão cultural que promove encontros entre membros de gerações diferentes;

 

– Criador de vínculos sociais e de comunicação;

 

– Lazer e fonte de prazer.