Prefeitura renova contrato do Programa Sesi-SP Atleta do Futuro

Esporte e Lazer - Destaques

Crianças de 6 a 17 anos já podem se inscrever para participar de aulas de futsal

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, formalizou, junto de gestores do Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) de Jundiaí, a renovação do contrato do Programa Sesi-SP Atleta do Futuro até 31 de dezembro de 2017, na manhã desta quarta-feira (24). Após o reforço da relevância da iniciativa, feitos pelo gestor municipal em seu gabinete, foram feitas as assinaturas necessárias para a continuidade da parceria entre a instituição de ensino e a Prefeitura, que garante o ensino de modalidades esportivas a jovens de 6 a 17 anos.

Rossi fez questão de enaltecer a força da organização educacional. “A marca Sesi dá muita credibilidade a essa iniciativa. Esse trabalho conjunto é muito importante. Fico muito contente com essa parceria e espero que, futuramente, haja a possibilidade de que a instituição abra outras frentes de trabalho em Várzea Paulista”, elogiou.

O diretor do Sesi-SP de Jundiaí, Mário Eugênio Simões Onofre,  enalteceu a atitude de renovar o contrato. “Formalizar a continuidade das atividades é exercer o poder público, em seu sentido mais belo. O servidor público e o governo são do povo. E a iniciativa privada também busca se unir aos órgãos públicos, para que se alcancem grande resultados. Temos muito a agradecê-lo, Juvenal, pois o senhor está agindo como gestor público, na concepção da palavra. Manter esse trabalho com nossos jovens é agir de forma prudente, para lhes fornecermos princípios éticos. É o futuro deles que precisamos garantir”, declarou.

Onofre também destacou a existência de uma nova plataforma de banco de dados. O sistema armazena uma série de estatísticas, como desempenho esportivo dos alunos, carga horária dos professores, nomes dos alunos e vários outras informações em termos de gestão. “Tudo isso está presente, neste momento, e disponível em tempo real, para que a Prefeitura possa fazer uma prestação de contas efetiva”, explicou.

Também houve espaço para a discussão de possíveis novas modalidades que poderão fazer parte da parceria. Neste momento, Várzea Paulista oferece o futsal e a meta inicial é de ter 200 alunos matriculados, mas o número de vagas poderá ser aumentado ao longo do ano. Também está em estudo uma parceria com uma empresa para ajudar com parte do custeio dos uniformes.

Outros profissionais envolvidos, como a coordenadora de Qualidade de Vida do programa, Luciana Oliveira de Carvalho Bueno, e o gestor municipal de Esporte, Tiago Silso, estiveram presentes.

Pais e responsáveis por crianças participantes também prestigiaram a formalização do novo contrato. Foi o caso de José Gonçalves da Cunha, morador do Jardim América I e avô do pequeno Arthur Oliveira da Cunha, 6 anos, que começou a participar recentemente. O neto começou a participar do programa neste ano e já demonstra resultados positivos. “As aulas são muito boas para o garoto, para a saúde e para a vida de modo geral, inclusive a disciplina. Ele continuará a participar”.

Sobre a parceria

O Programa Sesi-SP Atleta do Futuro permite que a instituição forneça sua metodologia e uniformes dos alunos, que recebem as aulas de docentes da Prefeitura de Várzea Paulista, em espaços públicos municipais. O professor é José Carlos Gonçalves, o famoso Paquinha, com vasta experiência como instrutor de futsal. São duas aulas por semana, de manhã ou à tarde, durante o tempo de 50 minutos a uma hora.

De acordo com a idade dos jovens, eles fazem atividades diversas, que vão desde o lúdico até o esporte mais competitivo.

Os participantes também recebem avaliações antropométricas gratuitas duas vezes ao ano, medições importantes como as de peso, altura e circunferências. Também é feita uma avaliação atitudinal, para verificar o desempenho do aluno e a forma como reage diante das orientações feitas por seu docente responsável.

Com a carteirinha do Sesi-SP, os jovens podem inclusive realizar atividades esportivas ou de lazer em equipamentos da instituição, localizados em Jundiaí. Alguns dos jovens praticantes do futsal também são indicados para equipes de Várzea Paulista e outras cidades, de acordo com o desempenho demonstrado.

Como participar

Os pais ou responsáveis legais pelos interessados em participar das aulas de futsal, inclusive os já participantes, devem se dirigir ao Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. O endereço é Rua Aristides Nivoloni, 240 – Jardim Maria de Fátima – Várzea Paulista. As inscrições podem ser feitas até o final de outubro.

Os jovens devem ser de 6 a 17 anos e devem ser levados os seguintes documentos (originais e cópias): carteira de identidade e CPF – ambos do pai ou responsável e do jovem – e atestado médico para atividades físicas. A Prefeitura de Várzea Paulista oferece, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) as consultas médicas necessárias ao atestado, de forma gratuita. Basta se dirigir à Unidade mais próxima, para o agendamento.