Ouvir a população é o objetivo do projeto “Saúde em Foco”, de Várzea Paulista

Saúde - Cotidiano

Atividade percorrerá todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade nos próximos meses; primeiro encontro na Vila Marajó foi elogiado pela população

A Unidade Gestora de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde iniciaram, na última segunda-feira (15), na UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Marajó uma maratona de visitas e reuniões que percorrerão todas as unidades de Várzea Paulista nos próximas 30 dias. A caminhada, que recebe o nome “Saúde em Foco”, é uma sessão aberta da Ouvidoria da Saúde, por meio da qual moradores, funcionários podem apresentar suas críticas, sugestões e opiniões em relação ao funcionamento da unidade. Na primeira edição, houve bom público e um resultado satisfatório para todos os participantes.

“Excelente. Assim avalio nosso primeiro encontro. É a construção de um diálogo com a população, uma oportunidade para refletir, sentir a realidade da comunidade, tanto o Conselho de Saúde quanto a gestão municipal estão à disposição de servidores e usuários. Isso é muito importante e visto em poucos municípios”, destaca Sidney Costa, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

A participação é simples: assim que as dúvidas aparecem, são respondidas, uma a uma. As sugestões são todas registradas por escrito. A falta de pacientes a consultas agendadas foi um dos assuntos discutidos, como também a informação da aquisição de mais três veículos para o atendimento domiciliar que deve ser concretizada nos próximos meses.

A gestora municipal de saúde de Várzea Paulista, Mônica Carvalho, também fez questão de destacar a importância das pessoas participarem do programa Saúde em Foco. “Dialogar, ouvir, estar próximo dos usuários dos serviços de saúde é fundamental para decisões, e mostramos como funciona nossa Unidade Gestora. É uma troca de informações muito boa”.

Ação aprovada

“Essa disposição, por parte da equipe da saúde e do Conselho, de estar aqui na UBS, de forma próxima aos moradores, é muito boa. Está aprovada essa iniciativa e todos estão de parabéns” destaca Divino Fogaça Mesquita, morador do bairro e membro do Conselho Local da Unidade.

O vereador Giba Moraes também esteve entre os presentes e elogiou a iniciativa. “Envolver a população é essencial. Vivemos uma grave crise financeira em nosso país e não podemos, neste momento, pensar em grandes projetos. Pequenas iniciativas como essa, com apoio da população, fazem toda a diferença. Com certeza, ao lado da sociedade, vamos construir grandes projetos no futuro”.

Próximas reuniões

Já na próxima semana, 22 de maio, o encontro ocorre na UBS do Jardim Promeca, a partir das 18 horas. O endereço é Rua Dinamarca, 41. Informações pelo telefone 4595-6811.

No dia 29, a UBS Jardim Alessandra sedia a reunião. O espaço está localizado na Rua Carioba, 299. O telefone para sanar dúvidas e ter mais informações é 4595-1542.