Formatura encerra solenemente cursos profissionalizantes da Vila Real

Desenvolvimento Social - Destaques

60 alunos das formações de auxiliar administrativo e técnicas de vendas recebem diploma e palavras de incentivo das autoridades presentes

O Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Profª. Juvelita Pereira da Silva (Vila Real) sediou, na noite da última quarta-feira (10), a formatura das duas primeiras turmas dos cursos de auxiliar administrativo e técnicas de vendas, concluídos na escola, em abril. As aulas são resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Paulista e o Governo Estadual. 60 alunos – 30 de cada uma das formações – receberam diplomas emitidos pelos governos parceiros, falas encorajadoras dos gestores municipais e estaduais presentes, e puderam confraternizar, ao longo da solenidade de encerramento das formações.

O prefeito Juvenal Rossi ressaltou a importância da qualificação dada aos formandos, até mesmo para que as novas oportunidades que se buscam sejam preenchidas pelo povo varzino. “Várzea Paulista está no caminho inverso do país como um todo, no que se refere à geração de emprego e renda, pois está criando novos postos de trabalho, mas, sem a capacitação, é difícil que nossa mão de obra consiga ter sucesso nos processos seletivos, cada vez mais rigorosos”, declarou. O gestor também elogiou os munícipes concluintes dos cursos. “É muito bom ver que vocês estão na luta por mais conhecimentos, pois sabem aonde querem chegar”, comemorou. “Conhecimento é algo que ninguém pode nos roubar e fiquei feliz ao saber que só houve três desistências dos alunos”.

O secretário adjunto do Emprego e Relações do Trabalho, Eufrozino Pereira, ressaltou os esforços da gestão municipal para a busca de benfeitorias à cidade. Para o gestor, os cursos representam um grande passo para a comunidade local, até mesmo pela grande presença de famílias, durante a formatura. “Diretora, você humanizou esta escola, pois esses cursos são de muito valor para a autoestima do ser humano. Não há meio de vencer na vida, sem qualificação”, ponderou.

Ana Paula Brunetti, diretora regional da SERT (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho), também fez questão de enaltecer a conquista dos formandos. “Quero parabenizar todos vocês pela atitude de dar o primeiro passo, buscar algo novo. Muitas mães de família estão aqui se formando, em busca de uma saída”, elogiou.

Para Pedro Nepomuceno Filho, da Coordenação de Políticas de Emprego e Renda, da SERT, destacou a busca da pasta por novas qualificações para o povo. “Nossa política é a do emprego, para que o país tenha cada vez menos pessoas desempregadas. Vocês estão aqui se preparando para aproveitarem as oportunidades, quando surgirem”. O administrador também enalteceu a ajuda de custo dada aos alunos (R$ 330,00 por mês). “Esse valor muitas vezes ajuda a pagar uma conta atrasada, por exemplo”, finalizou.

O gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, fez questão de pedir que todos os formandos se parabenizassem entre si, pela importância do momento vivido pelos munícipes.

A diretora da escola, Edilene Fernandes, e as professoras que ministraram as aulas também estiveram presentes.

Oportunidades

Bueno aproveitou a oportunidade para anunciar que sete dos 30 formandos de técnicas de vendas serão contemplados pela empresa Polo Clima (equipamentos de ar condicionado), que deve abrir o processo seletivo de vendedores, no mês que vem. As informações serão divulgadas no site oficial da Prefeitura. A empresa alimentícia Romanato também deve disponibilizar 450 vagas de auxiliares de produção. As primeiras 150 vagas devem ser preenchidas já no final de maio. “Estamos fazendo os contatos necessários, para que essas vagas sejam destinadas prioritariamente aos candidatos varzinos”, explicou.

Novos horizontes

Jonathan Aparecido dos Santos, 27 anos, ficou sabendo dos cursos por meio de uma cunhada, presente na reunião de sua filha, aluna da escola da Vila Real. O morador gostou muito da iniciativa. “O curso foi muito bom. A professora nos ajudou, de forma prática, para melhorarmos nossa desenvoltura”. Sempre em busca de novos conhecimentos, para o melhor preparo no mercado de trabalho, o munícipe ressaltou a importância da nova formação, a primeira profissionalização feita por ele. “No início, estava receoso quanto ao meu desempenho, mas fui bem e quero fazer outros cursos desse tipo. Vou participar do processo seletivo anunciado aqui”, projetou.

Para Rejane Soares da Silva, 28 anos, que fez o curso de auxiliar administrativo, também avaliou positivamente as aulas feitas. “Com certeza, vai me ajudar no mercado de trabalho e quero fazer outros, se possível”, opinou.

Sobre os cursos

As duas formações concluídas com a formatura fazem parte do programa PEQ (Programa de Qualificação Profissional), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prefeitura de Várzea Paulista. Cada curso teve a carga horária de 160 horas e foi oferecido, de segunda a sexta-feira, no colégio do bairro, de 15 de fevereiro a 12 de abril. Além do diploma, os alunos que comprovaram 100% de frequência nas aulas receberam uma ajuda de custo de R$ 330,00 por mês. Os cursos foram inteiramente gratuitos e não houve, sequer, custos com material escolar.

A Prefeitura está buscando novos cursos como esses junto ao Governo Estadual.

Mais avanços

O prefeito Juvenal Rossi também fez questão de citar a relevância dos trabalhos estruturais que estão sendo feitos na Vila Real, uma das obras prioritárias da atual administração municipal. Segundo ele, já existem tratativas para novas benfeitorias, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.