Várzea Paulista inicia ação preventiva contra febre amarela em áreas rurais

Saúde - Cotidiano

Enfermeiros e auxiliares de enfermagem farão visitas casa a casa nos bairros Sítio do Mursa, Chácaras São Guido, Chácaras Santa Martha e Jardim Gauchinha

A Unidade Gestora de Saúde de Várzea Paulista inicia neste sábado (29), a visita casa a casa no bairro do Mursa para realizar a vacinação contra a febre amarela em moradores das áreas rurais do município.

Várzea Paulista não registrou nenhum caso de febre amarela, mas o vírus tem circulado na região, com casos nas cidades de Vinhedo, Campinas e Sousas. O trabalho se faz necessário devido a uma determinação da Secretaria Estadual de Saúde, que considera o município como área de vacinação ampliada. A supervisora de Saúde Coletiva, Alinne Lopes dos Santos faz questão de tranquilizar a população “Não há motivos para se assustar. É uma medida protetiva que tem ocorrido em toda a nossa região, não é exclusividade de nosso município”.

Ainda de acordo com a supervisora de Saúde Coletiva, Alinne dos Santos, a vacinação começa pelo bairro do Mursa, com visitas casa a casa de profissionais devidamente identificados, neste sábado e domingo (30). “O trabalho será realizado por uma equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Que farão uma avaliação do paciente que aceitar ser vacinado e o preenchimento de um formulário de triagem”, explica. O trabalho ocorrerá das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Prevenção

Aline destaca que a cidade não tem nenhum caso confirmado, tanto em humanos, quanto em primatas. “Este é um trabalho preventivo”. A supervisora também ressalta que os macacos não tramitem a doença. “A transmissão é feita pelo mosquito. Se as pessoas matarem os macacos, os mosquitos vão começar a picar o homem ao invés dos primatas”, explica.

Os moradores dos bairros Sítio do Mursa, Chácaras São Guido, Chácaras Santa Martha e Jardim Gauchinha podem agendar a vacinação em suas UBSs de referência, desde que levem um comprovante de endereço. “Mas destacamos que a vacinação casa a casa será realizada em toda área rural”, afirma a supervisora de Saúde Coletiva.

Imunização na cidade

Os moradores de Várzea Paulista que forem viajar para áreas que exigem a vacina devem fazer o agendamento prévio na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência. E então é marcado um horário para receber a imunização, que é disponibilizada nas UBSs Vila Popular e América IV.

A imunização é direcionada a viajantes para áreas de risco e é aplicada a partir dos 9 meses de vida, salvo em áreas com maior incidência da doença (nos quais a vacina é administrada com 6 meses de vida). Grávidas e mulheres que estão amamentando não recebem a vacina e usuários acima de 60 anos passam por uma triagem feita pelo serviço de saúde. A vacina será contraindicada para pessoas acima de 60 anos, caso elas portem doenças autoimunes ou façam uso prolongado de corticoides, além de pessoas de qualquer idade que têm alergia ao ovo, pois a vacina é feita no embrião do ovo. “O frasco tem cinco ou dez doses e, uma vez aberto, tem a duração de seis horas. Por isso, é feita uma otimização, para atender toda a demanda da cidade, sem haver perda de doses”, explica.

Os nomes de todas as cidades do Brasil nas quais se exige a vacina estão disponíveis neste link

Em usuários que se deslocarão para fora do país, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica, às sextas-feiras, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, emite o CIVP – Certificado Internacional para Viajantes, um serviço da Anvisa que é oferecido, em parceria com o setor municipal, aos munícipes varzinos. A vacina deve ser recebida 10 dias antes da viajem e o viajante realiza seu pré-cadastro no site da Anvisa. Os munícipes devem estar munidos de documento com foto, cartão de vacina e comprovante de endereço, para que a Vigilância Epidemiológica inclua os dados da vacina e emita o cartão que vale por toda a vida. O documento é emitido somente para países que exigem o cartão internacional. As orientações devem ser verificadas no site da Anvisa.

O Setor de Vigilância Epidemiológica de Várzea Paulista está situado na Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar, na Unidade Gestora Municipal de Saúde (prédio do Facilita).