Objetivo da iniciativa criada em 2013 é realçar a cultura sertaneja; orquestra de violeiros apresenta reportório recheado de clássicos sertanejos
Ainda estava cedo, faltavam alguns minutos para tudo começar, os músicos estavam ainda na montagem de som, porém o casal Romildo e Lúcia, moradores do jardim Mirante já “guardava vaga” para acompanhar bem de perto o inicio da 5ª temporada do projeto Viola com Feijão, na última sexta-feira (20). O Bar do Dito, no bairro Jardim Cruz Alta, foi o palco do evento, realizado para um bom público. “Amamos música sertaneja, fazemos questão de estar presentes e ainda há o tutu, que é uma delicia. Nosso costume é de sermos os primeiros a chegarem”, comentou a aposentada Lúcia Moraes.
O projeto “Viola com Feijão” tem, neste ano, apoio da Unidade Gestora de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e realização do Grupo de Folia de Reis Luz Divina. O objetivo é levar música sertaneja raiz e a culinária tradicional aos bairros da cidade. O evento conta com apresentações da orquestra de violeiros Flor de Várzea, o grupo de catira Memória Brasileira e artistas convidados. Além de música de qualidade, o público pode saborear o “tutu à Várzea Paulista”.
Com as letras na ponta da língua, Henrique Lima parecia mais um cantor entre os presentes. “Eu fico emocionado. Gosto muito desses clássicos e me lembro muito dos meus pais e avós, que adoravam essas músicas”, destaca o metalúrgico, que chegou a Várzea Paulista há mais de 15 anos, vindo de Lagoa Santa – Minas Gerais.
Entre os intervalos, uma pequena fila é formada, para a apreciação do “tutu à Várzea Paulista”, prato típico da cidade, com ingredientes da culinária brasileira tradicional, que caiu no gosto da população Varzina. Quem ainda não tinha experimentado fez questão de elogiar. Foi o caso de José Maria. “Eu já tinha ouvido falar desse tutu. Agora posso dizer que é bom mesmo. Já estou na fila pela segunda vez”, brincou o aposentado.
Nesta quinta-feira (27), a programação continua. O bairro Jardim Maria de Fátima recebe o projeto, no Bar do Ro, antigo Bar do Neguinho.
Ficou com vontade? Que tal preparar em casa o “tutu à Várzea Paulista”? É só seguir a receita.
INGREDIENTES (Para 15 porções):
500 g de feijão carioca;
250 g de lingüiça apimentada fina;
250 g de lingüiça caipira (ou mista) fina;
250 g de lingüiça calabresa (em cubos);
400 g de músculo de boi (em cubos);
400 g de panceta com pele;
400 g de pernil (em cubos);
50 g de farinha de milho;
Um maço de couve, picada fina;
Quatro dentes alho picado;
Duas cebolas médias picadas;
Sal a gosto.
MODO DE FAZER:
1- Cozinhe o feijão até ficar bem macio; 2-afervente as linguiças apimentada e caipira, em pouca água, até secar, corte em pedacinhos e adicione a linguiça calabresa, o alho, a cebola, frite tudo até dourar e reserve; 3- cozinhe, separados, o músculo, a panceta e o pernil até ficarem no ponto; 4- adicione ao feijão as carnes e as linguiças que foram refogadas, deixe ferver e mexa de vez em quando; depois coloque a couve e pulverize a farinha de milho aos poucos, somente para engrossar o caldo; 5- sirva bem quente.
Sugestão de Acompanhamento: arroz, com salada ou vinagrete.