1ª Semana Municipal de Combate à Sífilis vai até esta sexta-feira (28)

Saúde - Cotidiano

Várias Unidades Básicas de Saúde promovem testes rápidos e outras ações, de 24 a 28 de abril

A Prefeitura de Várzea Paulista, realiza, em parceria com o Governo Federal e Estadual, a 1ª Semana Municipal de Combate à Sífilis, entre os dias 24 e 28 de abril, em vários órgãos de saúde da cidade. A campanha tem, entre outros objetivos, testar o maior número de pessoas no município, tratar todos os pacientes positivos e seus (suas) parceiros (as), e informar a comunidade sobre a doença e seus sintomas.

Confira a programação:

CTA (CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO)

O órgão realizará atualização técnica em todas as unidades de saúde do município. A equipe estará nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim Promeca, no dia 27 (quinta-feira), e do Jardim Paulista, 28 de abril (sexta-feira), no período da manhã. A ação tem como finalidade sensibilizar os profissionais e atualizá-los sobre as normas técnicas para tratamento e diagnóstico das ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), em especial a sífilis.

Os profissionais também veicularão a campanha aos trabalhadores de empresas parceiras no município de Várzea Paulista, com distribuição de materiais educativos e oferta de exames (garantindo sigilo);

UBS JARDIM AMÉRICA III

Ofertas de testes rápidos para detecção de sífilis:

25/04 – 8 às 12 horas e 13 às 15 horas;

26/04 – 8 às 12 horas e 13 às 15 horas;

27/04 – 9 às 12 horas e 13 às 15 horas;

28/04 – 9 às 12 horas e 13 às 15 horas;

UBS JARDIM BERTIOGA

Oferta de testes rápidos por livre demanda (não precisam de solicitação médica), durante a semana inteira. Também será exibido um vídeo na sala de espera, na segunda-feira (27) à tarde;

UBS JARDIM POPULAR

Na quinta-feira (27) pela manhã, será realizado grupo de gestantes com ênfase na sífilis congênita e se apresentará o vídeo “O Pedido – Proteja seu Bebê da Sífilis”; também haverá orientação em sala de espera durante toda a semana;

UBS SANTA TEREZINHA

Orientação em sala de espera; oferta de sorologias nos dias 25 e 27 de abril, também nos grupos de psicoterapia e colesterol, com a equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família);

UBS JARDIM ALESSANDRA

Orientação em sala de espera e oferta de testes rápidos, de 24 a 28 de abril, no horário de funcionamento convencional;

UBS JARDIM PAULISTA

Dos dias 24 a 28, serão disponibilizados testes rápidos, por livre demanda.

28/04, às 8 horas – atualização técnica com a Dra Maria do Carmo Costa Brum (Infectologista).

UBS JARDIM BURITI

Será realizada oferta de testes rápidos à população e aos trabalhadores da região de 24 a 28 de abril, no horário de funcionamento convencional.

UBS PROMECA

27/04, às 8 horas – atualização técnica com a Dra. Maria do Carmo Costa Brum (Infectologista).

Localize-se

UBS Jardim Alessandra

Rua Carioba, 299 – Jardim Alessandra.

Tel.: 4595-1542;

UBS Jardim América III

Rua Itapevi, 140 – Jardim América III.

Tel.: 4596-4200;

UBS Jardim Bertioga

Rua Das Acácias Mimosas, 495 – Jardim Bertioga.

Tel.: 4595-5462;

UBS Jardim Buriti

Rua 24 De Outubro, 105 – Jardim Buriti.

Tel.: 4595-7878;

UBS Jardim Promeca

Rua Dinamarca, 41 – Jardim Santa Lúcia.

Tel.: 4595-6811;

UBS Vila Popular

Rua Itaoca, 294 – Parque Guarani.

Tel.: 4595-0081;

UBS Vila Santa Terezinha

Rua Maria Auxiliadora, 110 – Vila Santa Terezinha.

Tel.: 4595-0082;

UBS Jardim Paulista

Avenida Pacaembu, 785 – Jardim Paulista.

Tel.: 4595-0080.