Alunos vencedores da Semana D de Combate à Dengue assistem a uma peça teatral

Saúde - Cotidiano

Mais de 140 crianças da Rede Municipal de Ensino participaram da apresentação da Cia. Paulista de Artes

Na última terça-feira (18), 146 alunos da Rede Municipal de Ensino de Várzea Paulista – colegas de classe dos alunos que venceram o concurso da Semana D de Combate à Dengue -, assistiram à peça “Faz de Conta que Você Canta e Conta um Pouco a Cada Canto”, da Cia. Paulista de Artes, no auditório da Praça CEU. No espetáculo, produzido com músicas e brincadeiras clássicas, os atores conduziram a plateia a uma história emocionante do mundo do faz-de-conta.  O objetivo foi levar cultura às crianças das turmas vencedoras.

Este é o segundo ano em que o projeto é desenvolvido na cidade e, de acordo com o coordenador do setor de Controle de Zoonoses, Eder Carmanini, tem apresentado bons resultados. “A atividade é desenvolvida em março, um mês crítico na proliferação do mosquito. Por isso é tão importante trabalhar esse tema com as crianças”, relata.

Eder acredita que, em longo prazo, o projeto terá resultados significativos. “Hoje já percebemos a participação das crianças durante as visitas casa a casa. Os pequenos estão sempre prontos para auxiliar a busca por possíveis criadouros”, conta. “Com o passar dos anos, teremos cidadãos conscientes sobre seu papel no combate ao mosquito”, acredita o coordenador.

Em 2016, a premiação foi uma sessão de cinema e, este ano, a peça teatral. Carmanini informa que, no ano que vem, a ideia é prestigiar também a cultura varzina. “No próximo ano, queremos que a atividade de premiação seja desenvolvida por artistas da cidade”, explica.

Sobre o projeto

Desde o início de março, o projeto intersetorial tem contemplado várias atividades em sala de aula, como pesquisa e até mesmo uma observação preventiva nas instalações escolares. Também foi realizada a entrega de panfletos de conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti, a todos os alunos matriculados. O objetivo foi levar os conhecimentos às suas famílias e sensibilizar os estudantes sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, que causa dengue, zika vírus e chikungunya.

Confira os vencedores:

Setor 1 (Região Norte)

Yasmim Gabrielle Rocha – Cemeb Zilda Arns (Jardim América IV) – Educação Infantil;

Lordanah Siqueira – Cemeb Juvelita Pereira da Silva (Vila Real) – Ensino Fundamental;

Setor 2 (Região Centro-Oeste)

Hayanne Daniele Rosa – Cemeb Paulo Freire (Jardim Santa Lucia) – Educação Infantil;

Gabriel da Costa Silva – Cemeb Carlos de Almeida (Jardim Promeca) – Ensino Fundamental;

Setor 3 (Região Oeste)

Ana Clara da Silva – Cemeb Juvenal Cândido da Silva (Jardim Buriti) – Educação Infantil;

Maria Clara de Carvalho – Cemeb Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi (Parque Guarani) – Ensino Fundamental.