Unidade Gestora de Planejamento e Inovação tem gestor definido pelo prefeito

Planejamento e Inovação - Destaques

David Alexandre deixa a articulação política, para se dedicar a uma atuação mais técnica

Na última terça-feira (11), a Prefeitura de Várzea Paulista divulgou mais um de seus gestores: David Alexandre, que nos últimos quatro anos foi responsável pela Secretaria de Comunicação e Governo, passa agora a chefiar a Unidade Gestora Municipal de Planejamento e Inovação. A unidade vai gerenciar as funções de Comunicação Institucional, Tecnologia da Informação e Projetos Estratégicos.

O gestor acredita que, com a nova estrutura administrativa, o grupo terá melhores condições de contemplar as demandas da população. “Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento do município e na divulgação das outras unidades gestoras e do prefeito, e, assim, oferecer a população um serviço público de qualidade”, relata.

Segundo David, a junção dos setores é estratégica. “Existe uma sinergia entre a Comunicação e os dados administrados pela Tecnologia da Informação, que é uma grande fonte de dados da Prefeitura”, explica. “A ideia é que, em um futuro próximo, consigamos dar ampla divulgação com a utilização dessas duas atividades-meio, de forma que possamos levar à população, de maneira simples e direta, informações sobre arrecadação, despesa, inadimplência, entre outros assuntos relevantes”, explica. “Tudo isso já está no Portal da Transparência, mas vamos explicar aos moradores como a Prefeitura conseguiu essa arrecadação, por exemplo – para onde ela será destinada, se os valores são maiores ou menores que o ano seguinte”, diz.

O setor de Comunicação Institucional é responsável pelas comunicações interna e externa da Prefeitura, por meio da produção de textos, vídeos e material fotográfico. Também realiza o gerenciamento e a atualização das redes sociais institucionais e a produção de eventos da Prefeitura, além de confeccionar os materiais publicitários de interesse público; já o setor de Tecnologia da Informação desenvolve sistemas próprios, administra sistemas externos, e é responsável por toda a área de informática da Prefeitura, bem como da rede, do serviço de telefonia e de internet.

Projetos estratégicos

O setor de Projetos Estratégicos vem para auxiliar o dia-a-dia dos gestores. “Muitas vezes os gestores têm seu foco comprometido com a rotina da Unidade. Para isso, o setor de Projetos Estratégicos vai estudar e ajudar a implementar melhorias no processo de funcionamento e atendimento da Prefeitura”, resume Alexandre.

Um exemplo é o trabalho que está sendo desenvolvido com a Unidade Gestora de Meio Ambiente, que precisa aumentar o atendimento do Ecoponto e expandir o número de unidades. “O setor estuda qual é o meio mais apropriado para ampliar o trabalho, sem comprometer os gastos”. O grupo também trabalha no Plano de Ajuste Fiscal de 2017. “Já estamos estudando as providências que precisam ser adotadas para garantir equilíbrio fiscal ao longo do ano”, exemplifica o gestor. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Unidade Gestora de Finanças, a quem compete implantar as medidas.

Dentro desse trabalho, dependendo da complexidade do projeto, será possível designar gestores de carreira para ajudarem a cumprir a atividade. “O trabalho será por tempo determinado e o servidor receberá remuneração complementar. Seu papel será auxiliar a construção da solução e acompanhamento da implantação na condição de gerente de projeto”, explica o gestor.

Novo endereço

Nas próximas semanas, os setores de Comunicação e Projetos Estratégicos, que estão situados no prédio da Prefeitura irão concentrar suas atividades dentro do prédio do Facilita, se unindo ao setor de Tecnologia da Informação. “Estamos nos preparando para o processo de mudança”, afirma o gestor. “Ficando sobre a mesma estrutura, as equipes têm mais facilidade de acesso às informações e interação”, garante David.

Articulação política

David Alexandre se diz grato ao prefeito por ter tido a oportunidade de responder pela articulação política junto à Câmara Municipal e aos demais agentes políticos da estrutura por quatro anos. “Agora, essa articulação passa a ser da Casa Civil. Vou me dedicar integralmente as novas funções que me foram atribuídas”, afirma.

O gestor é técnico em segurança do trabalho e meio ambiente e graduado em marketing pela Unip. David atualmente cursa, neste momento, mestrado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e possui cursos de extensão nas áreas de administração e marketing.

Além disso, o administrador tem 10 anos de atuação como consultor nas áreas de qualidade, meio Ambiente e segurança Ocupacional, tendo atuado no assessoramento a empresas de diversos segmentos, como saúde, construção civil e siderurgia.