Várzea Paulista tem uma nova estação meteorológica

Meio Ambiente - Destaques

Equipamento instalado pelo IAC será usado pela Defesa Civil para verificação de índices de chuvas e umidade do ar

Técnicos do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) instalaram, com o apoio da Defesa Civil de Várzea Paulista, uma nova estação meteorológica, atrás da Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Vila Paraíso -, na tarde da última sexta-feira (7). Segundo o diretor do órgão varzino, Cristiano Vargas, o equipamento disponibilizado pela instituição, já em funcionamento, permitirá que ela monitore a região hidrográfica do Rio Jundiaí e o município ganha uma nova unidade de medições importantes. “Poderemos acessar dados on-line de índices pluviométricos (chuva) e de umidade do ar na cidade. Será possível, inclusive, emitir alertas de baixa de umidade e adotar medidas de emergência, como a paralisação de atividades ao ar livre”.

As manutenções para o correto funcionamento da torre serão feitas pelo próprio IAC. O dispositivo contará uma proteção física e contará com um monitoramento feito pela GCM (Guarda Civil Municipal).

O prefeito Juvenal Rossi destacou a importância do novo equipamento para o município. “Ter o apoio de uma grande instituição como o IAC será muitoimportante para podermos melhorar ainda mais o trabalho de inteligência de nossa Defesa Civil”.

De acordo com o gestor, futuramente, existe a possibilidade de que a estação meça também a direção e a velocidade dos ventos.