Evento no Fundo Social de Solidariedade de Várzea Paulista, realizador da iniciativa, abre oficialmente a campanha, que vai de 10 de abril a 23 de junho
A Prefeitura de Várzea Paulista realizou o lançamento oficial da Campanha do Agasalho 2017, na manhã desta sexta-feira (7). O palco da solenidade foi o auditório do FUSS (Fundo Social de Solidariedade), realizador da iniciativa – a quinta consecutiva. Convidados de órgãos assistenciais e instituições da cidade, como Rotary, Conselho Tutelar e ACE (Associação Comercial Empresarial), receberam palavras de incentivo de autoridades municipais, prestigiaram um momento de espiritualidade e saborearam um farto café da manhã. Muitos convidados já levaram as caixas para o recebimento de roupas, calçados e cobertores, que serão recolhidos da próxima segunda-feira (10) a 23 de junho. A expectativa é de recolher cerca de 80 mil itens no período.
A presidente do FUSS e primeira-dama, Ângela Rossi, convidou os presentes a contribuírem com roupas e cobertores, uma vez que a necessidade de auxiliar quem necessita é constante. “Esses itens estão entre os mais comuns que são pedidos aqui, assim como leite e fraldas. Trata-se de gente que, muitas vezes, está passando por um momento difícil passageiro e nos procura por causa disso. E aí, se não conseguem nem comprar alguns alimentos, algumas vezes, como vão ter condições de adquirir um agasalho, por exemplo?” relatou.
O prefeito Juvenal Rossi convidou todos os presentes a participarem da iniciativa. Na avaliação do gestor, Várzea Paulista já tem muitas pessoas que procuram fazer o bem, sem nenhuma promoção pessoal. Esse trabalho coletivo tem surtido vários avanços sociais nos últimos anos, contexto no qual se insere a Campanha do Agasalho. “Existe em cada um de nós a vontade de fazer o bem”, defendeu. “Vamos ajudar a fazer a diferença, com a doação dos agasalhos e outros itens, muito caros a quem está passando por dificuldades financeiras”.
Para o gestor municipal de Gestão Pública, Carlos Teixeira da Silva, participar de uma ação como essa, com doações, é uma forma única de exercer a caridade. “Dar esse auxílio a quem precisa permite ajudar alguém sem saber de quem se trata. Assim, conseguimos dar até mesmo um socorro a quem vive um momento complicado, em razão das dificuldades financeiras”, opinou. Na visão do administrador, o trabalho transparente do FUSS tem sido fundamental para o sucesso de empreitadas como as Campanhas do Agasalho anteriores. “Este órgão é uma âncora para que os necessitados possam pedir um socorro, de forma rápida e mais discreta”, elogiou.
O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Weslen Campos, também enalteceu o serviço desempenhado pelo FUSS e as ações de sua presidente, que acompanha antes mesmo da eleição do prefeito Juvenal Rossi, em 2012. O parlamentar também reconheceu a relevância dos trabalhos sociais que têm sido feitos por vereadores da atual bancada, eleita no ano passado. “É importante para o município haver essa atuação em prol do desenvolvimento social, por parte dos poderes executivo e legislativo”, concluiu.
Para a representante do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Tailane de Souza, também coordenadora técnica do SOS Cristão, a Campanha do Agasalho deste ano é muito importante. “Agradeço à presidente do Fundo Social, por essa empreitada, importante não somente para as pessoas assistidas, mas também para as entidades com elas envolvidas”. A conselheira também enalteceu o trabalho do FUSS como um todo e a importância do colegiado do qual ela participa. “É importante fazer parte desse conselho, pois podemos acompanhar e fiscalizar o que ocorre, além de dar sugestões de ações a serem empreendidas aqui, como esta que está sendo anunciada”.
Ajuda ao próximo
Durante o evento, houve a oportunidade de contribuir com a rifa de uma bela colcha de retalhos. Os valores arrecadados serão usados pelo FUSS para abastecer o estoque de vestimentas e cobertores.
O prefeito também deixou claro que a Prefeitura está atuando para fornecer um apoio cada vez maior a quem passa por dificuldades financeiras, assim como os vários cursos que têm sido oferecidos pelo FUSS. “Estamos buscando meios para poder capacitar nossos assistidos a ascenderem socialmente”, revelou. “É preciso que cada um também tenha essa vontade de ajudar o próximo a buscar uma condição cada vez melhor e independente”, defendeu.
Na parte final do encontro, o cantor gospel Lucas Bispo conduziu um momento de espiritualidade e motivação, com sua apresentação musical.
Onde doar
Fundo Social de Solidariedade
Rua Pedro Poloni, 36 – Centro (ao lado do Paço Municipal);
Paço Municipal (Portaria e algumas Unidades Gestoras)
Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284 – Centro;
Padaria La Belle
Av. Fernão Dias Paes Leme, 1601 – Centro;
Guardinha de Várzea Paulista
Av. Bertioga, 1455 – Vila Tupi;
Loja Romaleke Multimarcas
Rua José Rabello Portella, 1960 – Vila Popular;
ACE (Associação Comercial Empresarial) de Várzea Paulista
Rua Cipreste, 20 – Núcleo Residencial Sequoia.