Várzea Paulista discute segurança com comerciantes

Governo e Administração - Destaques

Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e Associação Comercial participam do encontro do Conselho Municipal de Segurança

Na última quinta-feira (06), representantes da Guarda Civil Municipal de Várzea Paulista, Polícia Civil, Polícia Militar, Associação Comercial Empresarial e comerciantes do município se reuniram na Câmara Municipal para debater sobre a segurança dos estabelecimentos, durante a reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública. De acordo com o comandante da GCM, Pedro Eli, o objetivo foi ouvir os comerciantes, saber como os meliantes agem e dar orientações e dar orientação aos empresários sobre como agir.

Os profissionais do comércio receberam orientações fundamentais, segundo o gestor. “É importante a pessoa saber como agir em casos com presença de suspeitos ou após o crime”, explica. Também deve ser passado o máximo informações aos órgãos responsáveis. “São esses dados que vão nortear nosso trabalho, para evitarmos que outras situações do tipo aconteçam”, complementa.  Os inspetores Maretti e Barcaro também participaram do encontro. “O monitoramento por câmeras feito na cidade tem contribuído muito na diminuição de ocorrências”, afirma comandante.

O chefe da Policia Civil da cidade, delegado Marcel Fehr, deu algumas dicas de segurança aos comerciantes, como a instalação de meios eletrônicos de segurança. “Câmeras e alarmes são importantes para inibir os furtos”, relata.

Para o comerciante do Jardim Promeca, Nelson Rodrigues, a oportunidade de se reunir com vários órgãos da segurança pública é única. “Com certeza é muito bom ter esse contato. Espero que mais empresários participem do encontro, já que todos temos muito a relatar”, diz.

Conselho Municipal de Segurança

É de competência do Conselho de Segurança Pública desenvolver estudos, debates e pesquisas com os objetivos de melhorar a segurança pública; identificar os problemas municipais que induzem à violência e criminalidade; e desenvolver campanhas que estimulem a comunicação de risco e promovam a participação da sociedade em projetos destinados à melhoria da segurança da população, entre outros.

Fazem parte do colegiado representantes dos órgãos: Guarda Civil Municipal, Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, Unidade Gestora de Obras e Urbanismo, Unidade Gestora de Transporte Público e Trânsito, Unidade Gestora de Educação, Unidade Gestora de Saúde – lotado no Hospital Municipal, poder legislativo municipal, batalhão da Polícia Militar atuante em Várzea Paulista, Polícia Civil, Associação Comercial Empresarial e Conselho Tutelar.