Córrego do Pinheirinho será monitorado, após palestra do projeto “Observando os Rios”

Meio Ambiente - Destaques

Várzea Paulista é a primeira cidade da região a participar de iniciativa da SOS Mata Atlântica; água será avaliada mensalmente em 16 parâmetros

 

 

No último sábado (1º), a Fundação SOS Mata Atlântica realizou uma palestra na Praça CEU, sobre o projeto Observando os Rios”. O encontro foi ministrado por Thiago Félix, que demonstrou como utilizar o Eco Kit (itens para coletas e testes da água). O objetivo foi capacitar os presentes para monitorar periodicamente os rios e córregos. Em Várzea Paulista, primeira cidade da região a participar da iniciativa, o primeiro curso d’água a ser monitorado é o Córrego do Pinheirinho.

 

Os participantes da palestra formaram uma comissão e vão acompanhar os testes mensais. A equipe também será responsável pelas análises e alimentará o site do projeto, de forma que os dados fiquem disponíveis on-line. De acordo com o representante da Unidade Gestora de Meio Ambiente, Rafael Tamberlini, o monitoramento terá início nas próximas semanas e será feita no trecho final do córrego, próximo à Rua Pedro Poloni, no centro da cidade. “Escolhemos esse ponto para saber a qualidade da água que desemboca no Rio Jundiaí”, explica.

 

O kit demonstrado na palestra possibilitará a avaliação do córrego a partir de 16 parâmetros, como níveis de oxigênio, fósforo, pH, odor e aspectos visuais, e classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação, de acordo com a legislação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).

 

A metodologia consiste na percepção e uso dos kits de análise para aferir o Índice de Qualidade da Água (IQA – baseado na resolução Conama 357). Periodicamente, os resultados de todos os monitoramentos é reunido. A análise dos resultados compõe o “Retrato da Qualidade da Água no Brasil”, relatório amplamente divulgado anualmente, em geral no Dia Mundial da Água.

 

 

 

Participação comunitária

 

Segundo Tamberline, o intuito é sempre convidar os alunos das escolas municipais para participar dos monitoramentos. “Queremos envolver o máximo de pessoas nessa iniciativa e disseminar a importância de cuidarmos da água”, diz.

 

  

 

Observando os Rios

 

O projeto reúne comunidades e as mobiliza em torno da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água das localidades em que vivem. A iniciativa conta com o patrocínio e parceria da Ypê.

 

A ideia é engajar cidadãos e comunidades locais para monitorar, avaliar e cuidar da qualidade da água em bacias hidrográficas de 17 estados brasileiros. Nas regiões contempladas estão localizados os mananciais que abastecem 70% da população brasileira – mais de 120 milhões de pessoas em cerca de 3.400 municípios -, além de ser uma água voltada aos mais diversos usos, como a agricultura, a pesca, a indústria e a geração de energia. 

 

Com a parceria, o Observando os Rios, originalmente desenvolvido na bacia hidrográfica do Rio Tietê (SP), está sendo ampliado para Várzea Paulista e diversas outras cidades de São Paulo e outros estados. Com a ampliação, a iniciativa deve contribuir cada vez mais para a conservação, gestão e governança da água, com o envolvimento da sociedade, de forma consciente.