Prefeito anuncia mais melhorias no novo Parque Ecológico Chico Mendes

Infraestrutura - Destaques

Mais de 12 mil m² estão recebendo grama, pista de caminhada e terão espaço para alongamento, novos bancos e paisagismo

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, anunciou as novas obras do Parque Ecológico Chico Mendes, na tarde desta quarta-feira (5), junto do gestor de Infraestrutura Urbana, Renato Germano. A área aberta de 12.471,20 m² está sendo urbanizado, com nova grama, pista de caminhada, paisagismo, entre outras benfeitorias. “Este era um espaço que estava perdido, sem sentido algum e inclusive com buracos, quando assumimos a Prefeitura, em 2013; agora, começa a ter uma nova perspectiva: está sendo construída uma grande área, que será bem arborizada, com sombra, muito espaço e bastante tranquilidade para quem quiser fazer uma caminhada mais privativa ou até mesmo outras atividades de lazer”.

O espaço de 12.471,20 m², que já tem concluídos aproximadamente 50% dos trabalhos previstos, também está recebendo uma nova pista de 1.500 metros lineares, cuja preparação foi feita com materiais recicláveis. A área será gramada e contará com bancos, novo paisagismo e equipamentos de alongamento, além do estacionamento, já utilizado pela população.

O prazo estimado para o término dos trabalhos é de aproximadamente 40 dias.

Recursos utilizados

As ações no Parque representarão o investimento de cerca de R$ 30 mil (sem contar os custos fixos com mão-de-obra). Os trabalhos serão feitos e custeados inteiramente pela Prefeitura.

Novos avanços

Os gestores informaram, na vistoria, que a Prefeitura busca mais benfeitorias ao espaço, a serem concretizadas assim que possível, como sistema de iluminação e brinquedos infantis.

Espaço já tem visitantes

Durante a visita, o jovem Gustavo Sousa, 16 anos, resolveu usar a nova pista que vem sendo construída. Morador do bairro Jardim América I desde o nascimento, ele avaliou positivamente a iniciativa. “A área de lazer ficará maior. Antes, aqui só havia um monte de terra e mato. Pretendo usar a pista para fazer caminhada, dentro do possível”, elogiou.

Segundo Germano, na parte da manhã também já há pessoas caminhando pelo local. “Percebo que existe gente ansiosa por essa nova área de lazer que estamos construindo”, complementou.

Área interna

Paralelamente, as intervenções no outro trecho do Parque – uma área de aproximadamente 3.500 m² – já têm alcançados 90% de seu andamento. Entre as obras, fruto de um contrato com o Governo Federal, a frente de trabalho do local executou, recentemente, a instalação de postes de luz, a construção de um bebedouro e instalação de pontos paisagísticos. “Faremos também um reparo na pista de caminhada pavimentada (que terá cerca de 430 metros lineares de extensão), com um novo trecho que será feito no ponto em que houve um deslizamento de terras recentes, para evitar que a nova parte construída sofra algum tipo de prejuízo em razão de eventuais chuvas fortes na encosta do pequeno córrego existente próximo ao Parque”, informa Germano.

De acordo com o gestor, também estão previstas: pintura da pista; colocação do alambrado; conclusão da construção do playground; ligação da iluminação; e a instalação de um portão.

O contrato com o Ministério do Turismo tem o valor total de R$ 385.568,45. Do montante, R$ 54.068,45 consistem na contrapartida municipal.

Como chegar

O Parque Ecológico Chico Mendes está localizado na Rua São Vicente, s/n – Jardim Paulista.